A Suframa participa da Semana da Micro e Pequena Empresa (MPE) no Amapá, evento que começou na terça-feira (22) e prossegue até sexta-feira (25), das 9h às 17h. A programação – organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – objetiva fortalecer o segmento de micro e pequenos negócios no estado, oferecendo capacitações, atendimentos especializados e novas oportunidades de negócios.
Com o tema “Impulsionando o Futuro: Inovação e Crescimento para Pequenos Negócios”, o evento promove o desenvolvimento e a competitividade das microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) ativas no mercado do Amapá. Além de incentivar o empreendedorismo, a Semana da MPE destaca a importância da educação empresarial e da legalização e regularização fiscal dessas empresas em níveis municipal, estadual e federal.
Servidores da Coordenação da Área de Livre Comércio de Macapá-Santana da Suframa (ALCMS) representam a Autarquia na programação oferecendo vários serviços, entre eles, orientações sobre cadastro de empresas na Suframa, explicações sobre incentivos fiscais administrados na Amazônia Ocidental e Amapá, procedimentos de internamento de nota fiscal e possibilidade de investimentos a partir da utilização de matéria-prima regional.
Também em parceria com o Sebrae, outras instituições ofertam serviços como orientação para abertura e legalização de empresas, formalização, alteração cadastral, parcelamento de débitos, e emissão de Documento de Arrecadação do Simples (DAS). Para os Microempreendedores Individuais (MEI), há ainda a possibilidade de realizar a declaração anual e o cadastro no Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET).
As atividades da “Semana” estão distribuídas entre as unidades do Sebrae em Macapá e nas zonas Norte e Sul, com atendimento itinerante que busca ampliar o alcance aos empreendedores em diferentes regiões.
A programação destaca palestras e consultorias gratuitas, além de três oficinas temáticas: “Tributação para MPE: Entendendo o Simples Nacional e Outros Regimes”, que aborda questões fiscais essenciais; “Desenvolvendo Propostas de Valor: Como destacar o diferencial de seu produto ou serviço”, voltada para estratégias de mercado; e “Proteja sua Marca: Valorize seu patrimônio com o registro de marca”, que reforça a importância da proteção de ativos. Na sexta-feira (25), a Feira de Negócios no bairro Miracema encerrará o evento, com o objetivo de promover maior interação entre empresários e a comunidade.