A Suframa participa da primeira edição do ‘Inova Amazônia’ cuja abertura ocorreu nesta quinta-feira (9) no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Zona Centro-Sul de Manaus. O evento, que se estende até esta sexta-feira (10), reúne mais de 80 startups expositoras, mais de 20 palestrantes de todo o Brasil e destaca 21 indicações geográficas da Amazônia.
Promovido pelo Sebrae, o ‘Inova Amazônia’ objetiva debater negócios e bioeconomia, além de fomentar práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico respeitando os ecossistemas amazônicos e as comunidades locais.
Um dos principais destaques do ‘Inova Amazônia’ é o 1º Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Amazonas. Na abertura do workshop, foi anunciado que a Suframa exercerá a função de Secretária Administrativa no biênio de maio/2024 a maio/2026 do Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas – Origens Amazonas (FOA).
A programação do evento inclui diversas atividades, como mesas-redondas, apresentações de projetos e pitches das indicações geográficas da Amazônia. Entre os temas abordados estão os caminhos para o registro de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), apresentação das potenciais Indicações Geográficas e Marcas Coletivas no Amazonas, atuação do Fórum Origens Amazonas com agenda de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas no Estado.
O coordenador-geral de desenvolvimento regional da Suframa, Igor Bahia, salienta que a Autarquia sempre busca apoiar e participar de eventos promotores da bioeconomia. “A Suframa acredita que a bioeconomia é uma importante matriz econômica complementar ao modelo Zona Franca de Manaus e é um caminho que evidencia as possibilidades de utilizar de forma sustentável, racional e estratégica os recursos advindos da biodiversidade da Amazônia”, frisou.