A Suframa participou do evento de apresentação do “Programa Selo Amazônia”, realizado nessa sexta-feira (6), no Salão Nobre do 9º andar do Ministério do Planejamento e Orçamento e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Bloco K, Esplanada dos Ministérios), em Brasília.
Durante a reunião, promovida pela Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foram apresentados os detalhes da iniciativa para representantes de uma rede de atores-chave (diversos ministérios e órgãos federais) à consecução do referido programa.
Ainda em construção, o Selo Amazônia é uma iniciativa do governo brasileiro de normatização e certificação que busca estabelecer normas voluntárias para produtos produzidos na Amazônia, com insumos da região e vinculado a critérios de sustentabilidade ambiental e social. A reunião com participação da Suframa contou como abertura para a fase de debates internos no governo e com interlocutores do setor privado.
O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, representou a Autarquia e manifestou o apoio da Suframa ao Selo Amazônia, por entender que o instrumento representará a valorização dos produtos da região amazônica, contribuirá com as comunidades locais e será um fator de fomento aos bionegócios na região.
“A certificação deve agregar valor ao produto, facilitar a inserção do produtor no mercado, proteger o produto, fortalece as organizações dos produtores e valorizar a preservação da cultura e da identidade locais. Além disso, vai representar uma garantia que o cultivo ou a fabricação de produtos originados da biodiversidade amazônica foram feitos de forma ambientalmente sustentável”, acrescenta o superintendente-adjunto.