A Suframa participa nesta semana de ações de interiorização em Humaitá-AM e em Rio Branco, com o objetivo de disseminar as vantagens da Zona Franca de Manaus (ZFM) e incentivar o empreendedorismo e melhoria do ambiente de negócios na Amazônia.
Atendendo a convite do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Campus Humaitá (Ifam/Humaitá), dois servidores da Suframa ministram palestra durante a “1ª Jornada de Integração Promovendo o Empreendedorismo no Ifam/campus Humaitá (AYTY JIPE 2023)”, que começou na terça-feira (19) e vai até esta sexta-feira (22), no município de Humaitá (a 591 quilômetros de Manaus).
Na tarde da quarta-feira (20), a Autarquia esteve representada pelo servidor Doriel Andrade, da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional (CGDER), que apresentou a palestra sobre “As Ações Institucionais da Suframa na Região”. Além de destacar as ações de promoção de desenvolvimento sustentável da Autarquia, o servidor também explicou o funcionamento dos incentivos fiscais da ZFM, salientando as possibilidades de investimentos a partir do uso de matéria-prima regional.
Na manhã desta quinta-feira (21), o servidor Thiago de Melo, da Coordenação de Gestão Tecnológica da Suframa, apresentou a servidores do Ifam, Ufam e UEA a palestra “O PD&I da Lei de Informática do Modelo Zona Franca de Manaus”, com intuito de capacitar os servidores dessas instituições credenciadas no Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) sobre detalhes da Lei número 8.387/1991 e as possibilidades de fomento do ecossistema de inovação no Sul do Amazonas.
Em Rio Branco, na terça-feira (19), o servidor da Coordenação Regional de Rio Branco da Suframa, Renato Santos, representou a Autarquia na Reunião do Subcomitê Gestor da Redesim, ocorrido na sede da Junta Comercial do Estado do Acre (JUCEAC).
Durante o evento, Renato reforçou as vantagens fiscais das empresas que se cadastram na Suframa e a relevância da Redesim no processo de cadastro e credenciamento das empresas junto à instituição, destacando que a integração dos sistemas representa ganhos para os investidores com mais simplificação e desburocratização, além de intensificar a segurança jurídica e agilidade em todo o processo. “Explicamos ao subcomitê o sucesso da integração da Redesim, no Amazonas. Lá, quando a empresa digita o CNPJ, todos os dados cadastrais são recuperados automaticamente sem a necessidade de inserção manual das informações”, frisou.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destaca a importância da participação de eventos, como os realizados em Humaitá e em Rio Branco, nos quais as vantagens da ZFM são disseminadas e são debatidas medidas de facilitação do empreendedorismo e da atração de investimentos. “São eventos que se enquadram nos objetivos do Plano de Integração Regional e de Interiorização do Desenvolvimento (PIRD), referente à integração, interiorização do desenvolvimento regional, assim como da melhoria do ambiente de negócios da região”, frisou Saraiva.