A Suframa participou da 58ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo, realizada na quinta-feira (6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. O evento marcou a retomada das reuniões ordinárias, interrompidas devido à pandemia causada pela Covid-19.
A autarquia, que possui assento no Conselho, foi representada pela servidora Rosângela Alanís, técnica da Coordenação de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa (Coece). Durante discurso, Alanís destacou a contribuição da Suframa para o turismo na região, em especial na formatação do projeto “Zona Franca de Portas Abertas”, o qual insere visitas guiadas de fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) no roteiro turístico local. A servidora também ressaltou a importância da criação e fortalecimento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo na Amazônia e a necessidade da atualização do Plano Nacional de Turismo, cuja participação da Suframa em sua elaboração já é histórica.
Durante a reunião também foram discutidos temas como um balanço do turismo nos 100 dias do atual governo federal; apresentação do Programa Revive Brasil, destacando os aspectos de infraestrutura, crédito e atração de investimentos; e apresentação do plano de reformulação do Conselho Nacional de Turismo, com enfoque na participação social e diversidade.