Alunos finalistas da Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, localizada no bairro Coroado, zona Leste de Manaus, receberam na tarde dessa quinta-feira (15) nova ação – a sexta em 2022 – do projeto “Suframa nas Escolas”. Iniciado em meados dos anos 2000 e retomado em julho de 2022, como parte das comemorações alusivas aos 55 anos de criação da Autarquia, o projeto tem o objetivo de capacitar estudantes locais sobre a importância da Suframa e sobre os benefícios proporcionados pelo modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) nos aspectos econômico, social e ambiental em toda a região.
O evento dessa quinta-feira começou inspirado ao som do “Tema da Vitória”, música brasileira bastante conhecida por embalar diversas vitórias do ex-piloto Ayrton Senna, e teve sequência com várias ações, entre as quais uma palestra institucional sobre a Suframa e o modelo ZFM, apresentação de conteúdos audiovisuais, gincanas e sorteios.
A palestra, ministrada pela ouvidora da Suframa, Maria do Carmo Oliveira Garcia, buscou disseminar informações diversas sobre o universo da Zona Franca de Manaus, incluindo dados sobre incentivos fiscais, produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM), bioeconomia, projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e ações institucionais promotoras de desenvolvimento nos cinco estados da área de abrangência da Suframa: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.
Cronograma
Esta foi a sexta instituição visitada pelo projeto “Suframa nas Escolas” desde julho. As próximas ações estão previstas para o mês de outubro, com visitas programadas na Escola Estadual Dr. Isaac Sverner, localizada no bairro São José 2, no dia 5 de outubro; e na Escola Estadual José Lindoso, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte, no dia 6 de outubro.