Após três dias de intensos contatos com representantes da indústria e do comércio e abordagens junto a potenciais investidores com orientações técnicas sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM), a Suframa finalizou, na última semana, sua participação no congresso “Intersolar South America”, considerado o maior evento de energia solar da América Latina. O evento, ocorrido entre os dias 29 e 31 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), integrou a programação da feira “The smarter E South América” e teve o objetivo de reunir especialistas e marcas locais e globais para apresentar inovações das cadeias produtivas dos setores fotovoltaico, produção FV e tecnologias termossolares, bem como discutir temas atuais relacionados aos avanços de mercado nesses segmentos.
Por meio da atuação dos servidores Camilla Medeiros, da Coordenação Geral de Análise de Projetos Industriais, e Adamilton Mourão, da Coordenação Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, a Suframa contabilizou ao longo de três dias de atividades mais de 90 contatos com investidores nacionais e estrangeiros (oriundos de países como Canadá e China, entre outros) e entidades representativas de empreendimentos do ramo de energia como a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e a Câmara de Comércio e indústria Brasil e Alemanha. Também realizaram visitas de cortesia a estandes de empresas já instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), como Elgin, BYD, WEG e Unicoba, entre outras.
As interações com empresários e investidores tiveram como principal objetivo dirimir dúvidas sobre o regime fiscal da ZFM e as possibilidades vislumbradas com a atual Reforma Tributária, bem como discutir exigências relacionadas a Processos Produtivos Básicos (PPBs). Dentre os mais de 90 estandes visitados, aproximadamente 40 empresas demonstraram interesse em conhecer mais sobre a Zona Franca de Manaus, seja para industrializar ou para comercializar sua linha de produtos. Destaque especial, nesse sentido, para uma empresa do segmento de condicionadores de ar que, entre os vários produtos voltados à linha de energia renovável, demonstrou interesse em direcionar para a Zona Franca de Manaus a produção de um modelo de aparelho ar-condicionado que, atualmente, importa visando à comercialização no mercado nacional.
De acordo com a servidora Camilla Medeiros, as ações de promoção comercial e atração de investimentos desempenhadas pela Suframa durante o congresso podem impactar positivamente o ambiente de negócios da Zona Franca de Manaus nos próximos anos. “A participação da Suframa foi importante para divulgar de forma pedagógica as vantagens e as oportunidades do projeto ZFM, pois muitos dos executivos presentes ao congresso ainda desconhecem as possibilidades de investimentos na nossa região. Sem contar que a Autarquia também pôde se atualizar sobre as inovações e tendências do promissor mercado de energias renováveis que, por suas diretrizes de sustentabilidade, também desperta muito interesse da Autarquia para que seja fomentado na nossa região”, disse Camilla.