Manifestações de gratidão e de maior pertencimento à instituição marcaram, nesta sexta-feira (5), a solenidade de encerramento da programação de capacitações e ações de integração para 18 servidores que atuam em unidades regionais da Suframa distribuídas por toda a área de atuação da Autarquia – Estados da Amazônia Ocidental (Rondônia, Roraima, Amazonas e Acre) e Amapá.
Em Manaus desde o dia 25 de março para participar de vários treinamentos e oficinas sobre temas estratégicas para o modelo Zona Franca de Manaus, bem como realizar interações com colegas servidores da sede, em Manaus, e visitas técnicas ao Distrito Agropecuário da Suframa, à Samsung e a instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) locais, os servidores tiveram a oportunidade nesta sexta-feira de fazer uma avaliação das experiências e dos conhecimentos adquiridos ao longo das últimas duas semanas e relataram, de forma uníssona, estarem mais motivados, preparados e renovados para cumprir e aprimorar as atribuições nas localidades onde atuam.
A servidora Ana Wilma Vieira, que atua na Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim, em Rondônia, afirmou que, embora esteja na instituição desde 2011, nunca tinha vindo presencialmente à sede da Suframa, em Manaus, e que a oportunidade de interagir e conhecer os colegas de trabalho, bem como adquirir novos conhecimentos, foi muito válida. “Lá trabalhamos muito com vistorias, então os temas que pudemos debater e aprender aqui com certeza foram muito agregadores e importantes”, disse Ana Wilma.
Já a servidora Ariele de Freitas, da Área de Livre Comércio de Cruzeiro do Sul, no Acre, disse estar impressionada com o tamanho e a complexidade das ações desempenhadas pela Suframa. “Não fazia ideia de que era tão complexo, que envolvia tanta modernização e complexidade. Numa primeira impressão ficamos até assustados, porque na nossa unidade não tem tanta coisa assim. Fico muito feliz de fazer parte da equipe Suframa e espero que esses eventos aconteçam mais vezes”, afirmou Ariele.
O servidor Cyro Uchôa, da Coordenação Regional de Ji-Paraná, em Rondônia, agradeceu à Suframa pela oportunidade e disse esperar também que esse tipo de evento tenha continuidade para fortalecer cada vez mais o elo com as unidades regionais. “Estou na Suframa desde 2012 e faço a mesma tarefa desde que entrei, é o mais do mesmo. Vir pra cá me fez perceber o quão complexo e quantas oportunidades a Suframa dá para nós. Foi um momento de fortalecimento de laços, enriquecimento de experiências e conhecimentos, e isso agrega muito tanto na vida profissional quanto na vida pessoal de todos nós. É um evento que é necessário e que precisa ocorrer periodicamente. Saímos todos daqui com aquela sensação de querer ficar mais um pouco, para aprender mais, interagir mais com os colegas”, disse Uchôa.
Representaram a Suframa no evento o superintendente adjunto-Executivo, Frederico Aguiar, e o superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho, que ressaltaram mais uma vez a importância de a instituição estar como um todo mais conectada e integrada, de forma que todos estejam motivados a colaborar para uma missão em comum – o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia Ocidental e do Amapá.
“Tivemos uma atenção muito especial na elaboração da programação de atividades e no receptivo dos servidores das regionais, pois sabemos a importância que esses profissionais têm para o modelo Zona Franca de Manaus. Temos certeza de que os conhecimentos e as experiências adquiridas poderão ajudar a potencializar os benefícios e os resultados do trabalho da Suframa nas diversas localidades onde atuam”, disse Aguiar. “Para nós, é uma satisfação muito grande ouvir os relatos de agradecimento e de satisfação com as ações que foram realizadas ao longo das últimas duas semanas. E podem ter certeza que vamos fazer todo o esforço para que mais ações como essa continuem acontecendo e sejam ainda melhores e mais efetivas”, complementou.