Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Suframa esclarece dúvidas de empreendedores na Semana da Micro e Pequena Empresa no Amapá
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Suframa esclarece dúvidas de empreendedores na Semana da Micro e Pequena Empresa no Amapá
AmazonasGestão Estadual

Suframa esclarece dúvidas de empreendedores na Semana da Micro e Pequena Empresa no Amapá

Por
Última atualização: 25 de outubro de 2024
3 Min Lidos
Compartilhar

Nesta sexta-feira (25), a Suframa finaliza a sua participação na Semana da Micro e Pequena Empresa (MPE) no Amapá, evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para fortalecer o setor de micro e pequenos negócios no estado. Com atividades que ocorreram entre os dias 22 e 25 de outubro, das 9h às 17h, a programação incluiu capacitações, atendimentos especializados e a promoção de novas oportunidades de negócios.

Durante os quatro dias de evento, realizado no hall de entrada da sede do Sebrae Amapá, na avenida Ernestino Borges, 740, bairro Julião Ramos, no Centro de Macapá, o estande da Suframa recebeu empreendedores interessados em conhecer mais sobre os benefícios disponibilizados pela Autarquia. O cadastro na Suframa foi o tema mais demandado pelos visitantes. Os servidores da Coordenação da Área de Livre Comércio de Macapá-Santana da Suframa (ALCMS) esclareceram as documentações necessárias e explicaram que todo o processo pode ser realizado de forma on-line, oferecendo facilidade aos empresários.

                                                                  

Outro ponto de atenção foi a questão do bloqueio cadastral. O sistema da Suframa está interligado a outros órgãos, como o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), a Caixa Econômica Federal e a Receita Federal. Quando há bloqueio em um desses órgãos, o cadastro na Suframa também é automaticamente suspenso. Houve questionamento sobre a possibilidade de a própria Suframa remover o bloqueio, mas foram orientados a resolver primeiro a pendência diretamente com o órgão onde a irregularidade foi registrada e posteriormente procurar a Autarquia.

Os participantes também buscaram informações sobre os procedimentos para o internamento de mercadorias e o controle administrativo realizado pelo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional (Simnac). Alguns visitantes desconheciam a obrigatoriedade do cadastro na Suframa por parte do remetente da mercadoria, o que pode impossibilitar o usufruto dos incentivos nas transações comerciais.

Outro tema relevante foi o processo de geração do Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional (PIN), essencial para o aproveitamento dos incentivos fiscais oferecidos pela Suframa. Foram esclarecidas as consequências de erros nesse processo, que podem resultar na devolução do incentivo fiscal caso não sejam cumpridas as exigências.

“A participação da Suframa em eventos como a Semana da Micro e Pequena Empresa amplia a visibilidade dos serviços oferecidos pela Autarquia no Amapá e ajuda os empreendedores locais a se capacitarem, adaptando suas operações às regulamentações. Isso facilita o ambiente de negócios na região e fortalece a competitividade dos pequenos empresários”, afirmou a coordenadora-geral da ALCMS, Juracidélcia Pereira.

    

Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

ALEAMGestão Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Por
18 de novembro de 2024
AmazonasGestão Estadual

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

Por
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?