A Suframa cumpriu uma agenda institucional com a Prefeitura Municipal de Manaus, nesta terça-feira (16), cujo objetivo foi alinhar demandas em comum para a cidade, como as questões ligadas à regularização fundiária no Distrito Industrial 2, a criação de um museu da Zona Franca de Manaus e a possibilidade da construção de uma Urbe pública numa área da Autarquia. Além desses assuntos, o superintendente Bosco Saraiva e o prefeito David Almeida acenaram para uma cooperação que tem como foco a manutenção e a limpeza do parque industrial, inclusive, com a possibilidade de asfaltamento das ruas já no próximo verão.
A reunião na sede da Suframa contou ainda com as presenças do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, e do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior.
O tema regularização fundiária envolve basicamente as comunidades Coliseu, Raio de Sol, Canaã e Nova Canaã, áreas que estão dentro do Distrito Industrial 2 e que estão com ocupações consolidadas.
A Suframa já deu início ao processo de instalação das primeiras placas informativas e segue analisando cada caso, com o intuito de coibir novas ocupações irregulares e achar um denominador para a situação, dentro da legislação vigente sobre a temática. “Foi uma conversa boa, que se resumiu numa lista de assuntos positivos para ambos os lados e, consequentemente, a própria cidade de Manaus. O problema das ocupações dentro das áreas da Suframa já está sob análise da nossa Procuradoria e o objetivo é chegar a um denominador comum com muita brevidade”, informou o superintendente Bosco Saraiva.
David Almeida se mostrou satisfeito com a receptividade e salientou a necessidade urgente de regularização fundiária, para que a prefeitura possa avançar nas políticas públicas nas referidas localidades. Entre elas está o asfaltamento das vias que pertencem à Suframa.
“Nós temos áreas da Suframa que precisam ser regularizadas para que a prefeitura possa emitir títulos definitivos e também fazer a infraestrutura com relação a essas ocupações, e a pauta avançou bastante nesse sentido, para que a gente possa dar celeridade na tramitação desses projetos para que ainda, no Plano de Verão, a gente possa asfaltar essas e fazer também a regularização fundiária. A boa receptividade do superintendente nos dá a certeza que nós vamos ter bons resultados”, ressaltou David Almeida.
‘Mais Distrito’
Sobre a expectativa da criação de um museu para o Distrito Industrial, anunciado no início do ano passado como parte do projeto “Mais Distrito” – a ser executado em parceria com a Suframa -, o prefeito destacou que as conversas também avançaram e que deverá apresentar algumas novidades em breve.
Segundo a prefeitura, o Mais Distrito tem a proposta de realizar uma série de intervenções, projetadas arquitetonicamente, com o objetivo de transformar o Distrito Industrial e o entorno, com o Truck Park BR-319; a praça e o Museu da Indústria; a arena de Robótica; e a reurbanização do bairro, incluindo um parque linear temático, viabilizando o desenvolvimento do turismo, cultura, tecnologia, sustentabilidade e negócios.