Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Suframa e Governo do Amapá assinam decreto para estruturar a criação de Parque de Inovação Tecnológica e de Hub de Inovação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Suframa e Governo do Amapá assinam decreto para estruturar a criação de Parque de Inovação Tecnológica e de Hub de Inovação
Amazonas

Suframa e Governo do Amapá assinam decreto para estruturar a criação de Parque de Inovação Tecnológica e de Hub de Inovação

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 23 de junho de 2023
7 Min Lidos
Compartilhar

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o governador do Amapá, Clécio Luis, assinaram na tarde desta quinta-feira (22), no Palácio do Setentrião, sede do governo estadual, em Macapá, decreto que institui o Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo projeto de criação do Parque de Inovação Tecnológica e do Hub de Inovação do Estado do Amapá. A criação destas estruturas, de acordo com o Governo do Estado, tem o objetivo de desenvolver e implementar políticas públicas que favoreçam a inovação tecnológica e o empreendedorismo amapaense.

Além do governador e do superintendente, o evento contou também com a participação do secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Barros, do presidente do Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre, do presidente da Associação de Municípios do Estado do Amapá, Carlos Sampaio, e da deputada estadual Dayse Marques (Solidariedade-AP), bem como de representantes de instituições de ensino e pesquisa, empresas, órgãos governamentais, startups e demais entidades ligadas ao ambiente de inovação do Estado. 

                                                                                                                

Em seu discurso, o governador Clécio Luis destacou, inicialmente, a parceria histórica com a Suframa para a criação da Zona Franca Verde de Macapá e Santana e disse apostar bastante na estruturação de um parque industrial e tecnológico no Estado que seja fomentado também a partir da utilização de matérias-primas regionais. “Queremos um modelo de desenvolvimento que tenha várias frentes e a Suframa tem se colocado cada vez mais de portas abertas para iniciativas de base tecnológica, de inovação, que é o caso do nosso evento hoje. Temos a segurança para assinar o decreto criando o GT porque a Suframa garantiu os recursos para que pudéssemos construir e implementar este parque tecnológico e juntar nele as Instituições de Ciência e Tecnologia, os pesquisadores, os empresários. E a ideia deste parque é focar no desenvolvimento da pesquisa aplicada, para que possamos ter, ao final, um produto, um negócio”, ressaltou Luis.

Sobre o Hub de Inovação, o governador disse que a intenção é reunir todos os agentes ligados à inovação em um ambiente único e dinâmico buscando encurtar distâncias, reduzir a burocracia e aprimorar o acesso à informação. “O Hub vai servir pra isso, pra juntar todo mundo num mesmo ambiente, empresas, instituições, governo. Sem dúvida nenhuma, o Parque Tecnológico e o Hub vão se consolidar como uma das grandes matrizes econômicas do nosso Estado, ajustando e conjugando desenvolvimento com preservação do meio ambiente e qualidade da vida de quem mora aqui”, complementou. 

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, elogiou a iniciativa do Governo do Amapá e colocou a Suframa à disposição para colaborar em quaisquer atividades ligadas ao desenvolvimento do Estado, ressaltando que o Amapá foi o primeiro Estado a receber as ações itinerantes de integração regional e interiorização do desenvolvimento preconizadas pela nova gestão da Autarquia. “O importante é que nós, que estamos na parte Norte do Brasil, possamos nos unir cada vez mais e mostrar que nós somos locomotiva de desenvolvimento do País, e não carga. Vamos puxar o crescimento do Brasil dentro de algumas décadas a partir de medidas exatamente como essa, de criação do parque tecnológico, do hub de inovação, que vão nos ajudar a aprofundar as nossas potencialidades”, destacou Saraiva.   

                                                                                                                     

Por fim, o superintendente também foi ao encontro da fala do governador de que se faz necessário que as pesquisas e os projetos a serem desenvolvidos futuramente no parque tecnológico possam ter resultados práticos e aderência com as demandas do mercado. “É fundamental que possamos estabelecer a captação de empresas. Não basta que o centro tecnológico e o hub sejam almoxarifado de novas descobertas. É preciso que essas descobertas sejam trabalhadas no Estado do Amapá, para que o emprego fique aqui e para que a população local possa ser mais feliz”, reforçou.   

                                                                                                                 

Programação 

Além da assinatura do decreto de criação do GT, a solenidade teve, ainda, atividades como o Pitch do Parque Tecnológico; Pitch do Hub de Inovação; Painel “Aquário – Governo, Empreendedorismo Inovador e Ensino e pesquisa”; e a assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e a empresa OrçaFascio para aprimorar a elaboração de projetos e a gestão dos recursos aplicados em obras públicas.

Tags:EconomiaEmpreendedorismomeio ambientePIMPólo Industrial de ManausSuframaSuperintendência da Zona Franca de ManausZFM
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeito David Almeida recebe visita do primeiro-secretário da Embaixada dos Estados Unidos da América

Por Redação Informe Digital
18 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura lança primeira Feira da Economia Criativa e Empreendedorismo da Terceira Idade e primeira biblioteca para idosos residentes da Fundação Doutor Thomas

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
AmazonasGestão Estadual

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

Por
18 de novembro de 2024
AmazonasGestão Estadual

Suframa visita planta da Sakura no PIM

Por
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?