Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Suframa conhece empresa recicladora de pneus e discute alteração de PPB
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Suframa conhece empresa recicladora de pneus e discute alteração de PPB
Amazonas

Suframa conhece empresa recicladora de pneus e discute alteração de PPB

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 26 de julho de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

A aprovação da alteração de um Processo Produtivo Básico (PPB) para a fabricação de anilhas de borracha retirada de pneu reciclado foi uma das principais pautas da visita da equipe técnica da Suframa, nesta quarta-feira (25), à empresa Amera, localizada no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. Inaugurada em março deste ano, a Amera fabrica produtos utilizando material reaproveitado de pneus descartados.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, elogiou a iniciativa e seu impacto ambiental. “A Amera reutiliza pneus que seriam descartados nas ruas, nos igarapés, enfim, que fariam mal ao meio-ambiente. E aqui eles dão uma nova destinação: fazendo piso, fazendo pesos para academias, fazendo blocos para a utilização em pisos e paredes. É um exemplo de economia circular. Isso demonstra que na Zona Franca de Manaus cada vez mais chegam atividades voltadas à economia circular, à sustentabilidade, à reutilização, à destinação adequada dos resíduos sólidos. Isso é uma vitória da Zona Franca e é bom para todo mundo, para o meio ambiente e para as pessoas”, ressaltou.

A diretora-executiva da Amera, Sueli Cossuol, conduziu a visita guiada pela fábrica e explicou que a empresa tem capacidade produtiva de 680 mil toneladas anuais. “Nós atuamos com a logística reversa 100%, na qual você pega esse produto que já não tem mais utilidade no mercado, transforma-o em matéria-prima e faz ele voltar para o mercado como um novo produto. No caso, a gente retira os pneus inservíveis do mercado, reaproveitamos todos os resíduos deles para produzirmos os pisos de academia, anilha, halteres e pisos de diversos tipos”, descreveu a diretora.

Cossuol também destacou outra iniciativa de impacto social adotada pela empresa. “Hoje nós temos 25 funcionários, inclusive a gente emprega mão de obra carcerária. Além da sustentabilidade, há também o impacto social que a gente consegue causar aqui em Manaus”, salientou.

Também participaram da visita, pela Suframa: o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar; e o assessor especial da Superintendência-Adjunta de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa (SDI) Leopoldo Montenegro.

PPB da Anilha

Para usufruir os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), Amera já utiliza dois Processos Produtivos Básicos (PPBs): o PPB de Plastico (Anexo VII do Decreto nº 783/1993) e o PPB de artefatos de borracha- Portaria Interministerial nº 214 de 3 de dezembro de 2022. Recentemente, a empresa pleiteou alteração de um PPB para produção de anilha emborrachada, já analisado e aprovado pelo Grupo Técnico de Análise do Processo Produtivo Básico (GTPPB), faltando apenas as assinaturas finais e a oficialização publicada no Diário Oficial da União.

O GTPPB é o órgão responsável por examinar, emitir parecer e propor a fixação, alteração ou suspensão de etapas dos Processos Produtivos Básicos (PPBs) e é composto por representantes da Suframa, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

PPBs são etapas fabris mínimas necessárias que as empresas deverão cumprir para fabricar determinado produto como uma das contrapartidas aos benefícios fiscais estabelecidos por lei. Também chamadas de anilhas olímpicas, as anilhas emborrachas são indicadas para treinos funcionais e de levantamento de pesos, profissional ou amador. Feitas em borracha, são ideais para exercícios em que o peso é solto ao chão, exercícios de perna, glúteo, costas, entre outros. A anilha emborrachada vem com alças laterais, que facilitam o transporte, atribuindo segurança ao levantamento de peso. É revestida com PVC, material que protege a pele das mãos do atrito e oferece maior aderência e conforto.

Tags:EconomiaManausmeio ambientePIMPólo Industrial de ManausSuframaSuperintendência da Zona Franca de ManausZFM
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?