A Suframa realizou na quinta-feira (20), por videoconferência, uma reunião com representantes da Zona Franca da Barra do Dande, localizada no país africano de Angola. O objetivo foi alinhar as próximas atividades da cooperação técnica firmada em abril deste ano, durante a 7ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Angola, realizada em Brasília, que prevê visita a Manaus de representantes do setor, prevista para ocorrer em meados de agosto.
Na reunião online, foi apresentada uma proposta de ajuste do plano de trabalho da cooperação, que além da visita técnica, contempla a realização de workshops online e um evento bilateral para a divulgação das Zonas Francas e promoção de parcerias de negócios.
O Memorando de Entendimento tem como objetivo o compartilhamento de experiências e boas práticas e o intercâmbio de conhecimentos e informações para a melhoria da governança e do ambiente de negócios entre as Zonas Francas.
O coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Suframa, Arthur Lisboa, destacou que a iniciativa fortalece o projeto da Zona Franca de Manaus, enquanto projeto de desenvolvimento. “A ZFM é vista como um modelo de desenvolvimento reconhecido no Brasil e no exterior, servindo de benchmarking a outras zonas francas que estão iniciando suas atividades”, ressaltou.