A “1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima”, que começou na terça-feira (18) e prossegue até esta quinta-feira (20) em Boa Vista, representa a retomada de uma parceria histórica que já não ocorre há alguns anos entre a Suframa, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Banco da Amazônia (Basa). As duas primeiras, por conta dos incentivos fiscais disponibilizados, e a instituição financeira, pela possibilidade de novos financiamentos.
Ao unir as três organizações em um só evento, a Suframa – de acordo com o superintendente Bosco Saraiva – espera consolidar esse novo momento delineado pelo governo federal, com o objetivo de interiorizar e regionalizar o desenvolvimento da Amazônia Ocidental e Amapá. Dentro desse processo estão a manutenção das vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM) nas áreas de abrangência da Autarquia, a oferta de financiamento para projetos de interiorização e o fomento ao ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Todos esses objetivos têm sido esmiuçados durante a realização do encontro na capital roraimense, que é organizado pela Suframa em parceria com a prefeitura de Boa Vista, Governo de Roraima, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RR) e Universidade Cathedral.
A temática chamou a atenção de pessoas como o gaúcho de Passo Fundo Luiz Valdemar Albrecht, de 77 anos. Desde 2002 na Amazônia e com projeto aprovado na Autarquia, ele montou uma loja para comercializar equipamentos agrícolas e, desde então, não quis mais deixar Roraima. Na análise do empresário, a iniciativa de realizar a atividade é importante para democratizar o acesso ao conhecimento. Sobre juntar os três entes novamente, a expectativa são as melhores. “A Suframa está de parabéns, mas temos que investir mais em grandes fóruns como esse. A nossa participação aqui é no sentido de mostrar para eles que nós temos pressa, não podemos mais esperar muito. O produtor rural é um cidadão vocacionado a essa atividade e estressado também, porque lida com o calendário, aquilo que ele não fez num dia ele não pode fazer no outro dia. Para isso, nós temos que envolver as instituições e entender que aqui a matriz econômica do Estado mudou. São três agentes fundamentais que se completam nesse processo”, observou.
Palestra
A programação desta quarta-feira foi toda realizada no auditório da OAB/RR e o superintendente Bosco Saraiva foi representado pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação, Waldenir Vieira.
A atividade começou com a palestra “Incentivos Fiscais e Financiamentos em Roraima, ministrada pelo administrador da Suframa Leonardo Perdiz. Depois dele, a explanação foi do gerente regional do Basa, Esmar Prado.
Pela parte da tarde foi a vez do painel “Apresentação de projetos com base em matéria-prima regional”, com a participação de José Roberto Sena, que é coordenador de Análise de Projetos de Incentivos e coordenador-substituto da unidade.
Logo após houve a apresentação do case da Agroindustrial Serra Verde – primeira indústria fora de Manaus a ter um projeto aprovado pela Suframa – feita pelo CEO Felipe Castro.
Os trabalhos do dia foram finalizados com a apresentação das ações de interiorização e desenvolvimento na Suframa, com Igor Bahia como palestrante. Ele é coordenador-geral de Desenvolvimento Regional na Suframa. Dentro do assunto, ele destacou as ações de convênios realizados no Estado de Roraima, assim como a possibilidade de parcerias interinstitucionais com foco em ações que visem ao desenvolvimento regional.
Visitas
Para a quinta-feira, último dia da jornada, estão previstas visitas a locais como a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto de Ciência e Tecnologia da Embraba.