Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: SSP-AM registra queda de mais de 62% nos roubos a comércios em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > SSP-AM registra queda de mais de 62% nos roubos a comércios em Manaus
Governo do Amazonas

SSP-AM registra queda de mais de 62% nos roubos a comércios em Manaus

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Comerciantes destacam atuação da polícia como fator que contribuiu para a redução histórica

v

Com trabalho integrado, as Forças de Segurança do Amazonas reduziram, em outubro deste ano, os roubos a estabelecimentos comerciais em Manaus, em mais de 62%, em comparação ao mesmo período de 2024. Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) mostram que a redução é a maior já alcançada para o período em relação aos últimos 12 anos. As reduções foram destacadas por comerciantes da capital.

O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, atribuiu o resultado ao reforço no policiamento, ações de inteligência e operações integradas realizadas nas principais áreas comerciais da zona.

“Esses números mostram que a estratégia está funcionando. Ampliamos o efetivo nas ruas, fortalecemos a atuação dos policiais nas comunidades e intensificamos operações para coibir roubos em áreas comerciais. Nosso compromisso é garantir cada vez mais segurança à população”, afirmou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.

Fotos: Victor Levy/SSP-AM

Números gerais de Manaus

Conforme os dados do Centro Integrado de Estatística (Ciesp), as reduções têm sido superadas a cada ano. Em 2021, por exemplo, ano em que o Governo do Amazonas lançou o Programa Amazonas Mais Seguro, a capital registrou mais de 211. A partir de 2022, os números caíram para 181, no ano seguinte para 155, em 2024 para 102 e este ano, caiu para 38.

Consolidado Geral

Nos dados consolidados gerais do ano, de janeiro a outubro, a capital alcançou uma queda de 28%. As reduções foram registradas em todas as zonas, sendo que a zona norte alcançou a maior queda com 72%, mas os índices também caíram nas demais regiões da capital: zonas centro-oeste registrou redução de 25%, zona leste 26%, zona sul 27% e zona oeste 45%.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, reforçou que os investimentos do Governo do Amazonas na convocação de aprovados em concurso público e a entrega de novas viaturas contribuíram para o resultado.

“Formamos ano passado mil novos soldados, que fortaleceram nossas ações de policiamento a pé, especialmente em áreas comerciais. Além disso, novas viaturas auxiliam nos trabalhos da polícia Militar para aumentar a presença das equipes e as ações de patrulhamento”, disse o comandante-geral da PMAM.

Comerciantes destacam atuação da polícia

Nas áreas comerciais da zona norte, lojistas afirmam que têm sentido a diferença no dia a dia. Segundo eles, a presença constante das viaturas e o aumento das rondas contribuíram para reduzir as ocorrências.

Foto: Victor Levy/SSP-AM

“Para quem está no bairro há trinta anos, eu sei o que estou falando. E nós já tivemos momentos difíceis aqui no Monte Sinai, mas graças a Deus tudo está melhorando e eu tenho essa sensação de segurança. Agradeço a Deus, a boa vontade, a dedicação e o esforço da equipe que está cuidando da segurança aqui nessa região”, disse o comerciante Edvaldo Meireles.

Foto: Victor Levy/SSP-AM

Para a comerciante Eneida Matos, a melhoria é percebida diretamente na rotina do estabelecimento. “Nos últimos tempos, sentimos bem melhor a segurança. Inclusive, a gente até estendeu um pouco mais o nosso horário por conta dessa sensação, e eu agradeço muito mesmo pelo policiamento que é realizado”, ressaltou a comerciante.

Foto: Victor Levy/SSP-AM

Outro lojista, Gibson Araújo, destacou que a redução dos roubos tem ajudado a recuperar o movimento. “Reduziu bastante a criminalidade aqui na área, porque antigamente era bem perigoso, até mesmo para os clientes que não tinham aquela liberdade de ficar tranquilos e com o policiamento melhorou bastante na área”, explicou.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissões debatem políticas públicas de repressão às drogas no país
Próximo artigo Redução de roubos em Manaus atinge queda histórica em outubro e beneficia comércio da zona norte

Mais notícias desta categoria

ADS comercializa mais de 37 toneladas de peixe em três dias do Feirão do Pescado na Semana Santa

1 dia atrás

HPVet-AM alcança mais de 33 mil animais atendidos e reforça importância da saúde animal no Amazonas

1 dia atrás

Ações e investimentos do Governo do Amazonas ampliam acesso à saúde da mulher em todo estado

2 dias atrás

Em Manicoré, Polícia Militar do Amazonas salva bebê após engasgo durante amamentação

2 dias atrás

IML pede auxílio para encontrar familiares de Ricardo Jane Ferreira de Lima

2 dias atrás

Secretaria de Estado de Educação incentiva professores e diretores escolares a participarem da Escuta Nacional do MEC

2 dias atrás

Agenda esportiva do fim de semana destaca estreia do Manaus na Série D e programação gratuita na Vila Olímpica

2 dias atrás

Concerto no Teatro Amazonas celebra centenário da pianista Jerusa Mustafa com encontro de gerações

3 dias atrás

Operação Tamoiotatá 6: Segunda etapa é concluída com mais de R$ 32 milhões em multas por infrações ambientais

3 dias atrás

Saúde do Amazonas inova no cuidado com a implantação de centros especializados para crianças e adolescentes com TEA

3 dias atrás

Ipaam promove educação ambiental para mais de 1.500 alunos em cinco escolas de Ipixuna

3 dias atrás

Peixe no Prato Solidário: Programa movimenta a economia local com a compra de 470 toneladas de pescado para a população

3 dias atrás
Abril Verde: UGPE realiza atividades voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
Governo do Amazonas nomeia nova direção da Sedurb e da UGPE
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP lança edital o Programa de Iniciação Científica 2026/2027
Governo do Amazonas mantém funcionamento de serviços essenciais durante o feriado da Semana Santa
SES-AM divulga funcionamento da rede de urgência e emergência no feriado da Semana Santa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?