Há 10 minutos
Por Matheus Gil
Atividade foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) em parceria com Instituto Combustível Legal (ICL)
O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, participou, nesta quarta-feira (23/08), de uma atividade que discutiu sobre a “Segurança nas Hidrovias do Norte”, em Brasília (DF). O evento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), em parceria com Instituto Combustível Legal (ICL) e contou com a participação do secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SNPGB), Pietro Mendes.
O evento também contou com a participação do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); da Polícia Federal; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisas (GGI-F), da SSP-AM, além de representantes das distribuidoras de combustíveis.
Durante a discussão, especialistas, órgãos e entidades do setor abordaram a necessidade da integração – entre os setores público e privado – para combater roubos nas hidrovias da região Norte, bem como o fortalecimento do combate ao mercado irregular de combustíveis.
Para o titular da SSP-AM, a dimensão da região amazônica é um fator que dificulta o trabalho de fiscalização. Mesmo assim, as Forças de Segurança do Estado conseguem atuar na área abordada por meio de uma Base Fluvial, lançada em 2020 pelo Governo do Estado. A atuação é integrada.
“Já temos uma primeira base de iniciativa conjunta e bem equipada instalada no Rio Solimões, com participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha, além da Polícia Técnica, e da Força Nacional. Funciona 24 horas por dia em área isolada”, disse Mansur.
Preparada com o mesmo objetivo, de combater crimes nas hidrovias, a construção da Base Fluvial Arpão II foi finalizada e deve ser entregue pelo Governo do Estado. “Estamos no ajuste final para lançar outra base no Rio Negro, que será mais um investimento do Estado”, comentou o General.