Nova versão dos sistemas vai atender PAD do órgão de trânsito em Humaitá
FOTO: Divulgação/ProdamA empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) desenvolveu uma nova versão dos Sistemas de Trânsito para atender, de maneira descentralizada, o Posto de Atendimento Descentralizado (PAD) na cidade de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).
Essa é a primeira vez que um município do Amazonas poderá realizar todo o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da confecção de placas de automóveis sem depender dos recursos humanos e tecnológicos da sede do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em Manaus.
Segundo o chefe do Departamento de Sistemas de Trânsito da Prodam, Alan Laranjeira, a inovação vai tornar o processo mais ágil para o cidadão.
“Hoje, por mais que alguns municípios já ofereçam as aulas teóricas e práticas de legislação, a emissão da carteira ainda era feita exclusivamente na sede do Detran. Com a criação dos polos descentralizados, esse processo será realizado inteiramente no município, gerando economia para os cofres públicos e diminuindo consideravelmente o tempo de espera da emissão da CNH”, afirmou.
Mudanças no sistema
Segundo Alan, foi necessário realizar mudanças estruturais grandes na base do sistema para operacionalizar o atendimento descentralizado.
“O sistema foi construído com base em um único Detran e, agora com esse projeto, estamos ampliando esse conceito e fazendo com que toda a base de dados entenda que o Detran pode ter várias sedes, por isso, revimos todos os fluxos dos processos de trabalho, em um projeto que demorou cerca de três meses até entrar em produção”, afirmou.
Tecnologia
O diretor técnico do Detran Amazonas, David Fernandes, reforça a importância da tecnologia para a criação dos polos descentralizados.
“Graças a esse trabalho, realizado pela Prodam, temos a condição de melhorar o atendimento a nossos usuários no interior do estado. Humaitá vai ser o primeiro município onde faremos a estampagem da placa e a impressão da CNH, que antes só ocorriam em Manaus. Sem esse trabalho da Prodam, isso não seria possível”, afirmou.
O posto de atendimento de Humaitá também vai realizar o emplacamento de veículos, permitindo que os condutores passem a legalizar seus veículos no município, em lugar de recorrer ao estado vizinho de Rondônia.
Além de Humaitá, o Detran-AM prevê a implantação de polos nos municípios de Tabatinga, Parintins, Tefé e Eirunepé.
O post Sistemas de trânsito da Prodam evoluem para atender polos descentralizados do Detran-AM