Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Sistema analisa e monitora efetividade de gestão em Unidades de Conservação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Sistema analisa e monitora efetividade de gestão em Unidades de Conservação
BrasilMeio Ambiente

Sistema analisa e monitora efetividade de gestão em Unidades de Conservação

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Ferramenta de aplicação rápida e resultados imediatos, o Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe) foi desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA), com apoio do Ministério do Meio Ambiente, para analisar e monitorar a gestão das Unidades de Conservação compreendidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Entre as 645 Unidades de Conservação que utilizaram o sistema em 2021, 86,36% foram consideradas moderadamente efetivas, efetivas ou com alta efetividade no cumprimento dos seus objetivos de criação. 

Ao sistematizar e monitorar as informações em uma base comum e gerar relatórios gerais ou específicos, o SAMGe contribui com a tomada de decisão, para elaboração ou revisão de planos de manejo, permitindo a melhoria de processos dentro dos órgãos gestores das Unidades de Conservação, tanto no ICMBio, no nível federal, quanto nos 39 órgãos estaduais e nos 480 municipais, que são responsáveis pela implementação das atuais 2.659 Unidades de Conservação que compõe o SNUC. 

Para aferir a efetividade da gestão das Unidades de Conservação, o SAMGe interrelaciona dados de três elementos que compõem os objetivos de gestão das unidades: recursos e valores (RV), os usos (interfaces entre os RV e a sociedade) e as ações de manejo realizadas pelo órgão gestor. A aplicação da metodologia acontece em ciclos anuais, sendo preenchida pelos gestores das unidades que com o cruzamento dos dados enviados podem analisar pontos fortes da gestão e aqueles que precisam de ações mais consistentes para obtenção de melhores resultados.  

O índice de efetividade gerado pelo SAMGe é composto por seis elementos: resultados, produtos e serviços, contexto, insumos, planejamento e processos. Eles são avaliados tanto pelo impacto territorial decorrente da política pública, quanto pela análise dos instrumentos de gestão. Os resultados obtidos ficam à disposição dos interessados por meio do Painel de Resultados Consolidados, aproximando a sociedade da gestão das áreas protegidas e garante transparência das políticas públicas relacionadas à conservação da biodiversidade. 

[embedded content]

Implantação do sistema – A semente inicial do SAMGe foi plantada pelo ICMBio, o qual criou um grupo de trabalho para identificar experiências de monitoramento de efetividade e incentivar a reflexão sobre o desenvolvimento de uma ferramenta de monitoramento da gestão voltada para resultados. Em cooperação com a organização não-governamental WWF-Brasil, foi apresentada uma proposta conceitual do Projeto de Análise e Monitoramento de Gestão de Unidades de Conservação Federais, o que posteriormente se tornaria o SAMGe. 

A partir de então, em 2014, foram realizadas as primeiras experiências piloto, que reformularam alguns formatos da metodologia. A primeira aplicação parcial da ferramenta ocorreu em 2015, com a participação de 191 unidades. Em 2016, o SAMGe foi institucionalizado e passou a ser a ferramenta oficial de análise e monitoramento da gestão das Unidades de Conservação federais. Nesse segundo ciclo, 156 unidades federais responderam à ferramenta, além de cinco unidades estaduais, demonstrando que a metodologia também pode ser aplicada por outros órgãos gestores de unidades de conservação. 

Em agosto de 2017, o SAMGe foi um dos ganhadores do 21º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). No mesmo ano, no âmbito do projeto “Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) – LifeWeb”, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) firmou parceria com Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) para migrar a ferramenta para uma plataforma on-line. Com o acesso facilitado, 313 unidades federais responderam a ferramenta, além de 11 estados, demonstrando o potencial de uso do SAMGe por todo o SNUC. 

Desde então, o Ministério do Meio Ambiente, com suporte técnico do ICMBio, vem ampliando o uso da ferramenta no âmbito dos órgãos gestores estaduais e municipais. Os estados da Bahia, do Ceará e do Tocantins, inclusive, institucionalizaram o SAMGe no seu ciclo de gestão. No ano de 2022 o MMA promoveu um curso Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão: conceitos básicos e aplicações, modalidade à distância com tutoria, com apoio do IPÊ e ICMBio para capacitar servidores estaduais que atuam junto aos sistemas de unidades de conservação.  

A consolidação do SAMGe como principal ferramenta de avaliação e monitoramento da gestão de Unidades de Conservação do SNUC é uma das ações do projeto “Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) – LifeWeb”. A iniciativa é resultado da articulação bilateral entre os governos brasileiro e alemão, no âmbito da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Segurança Nuclear e Defesa do Consumidor (BMUV) da Alemanha.

Tags:capameio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Audiência discute conflitos entre Israel e Palestina
Próximo artigo Dr. Daniel preside audiência pública sobre atuação do Terceiro Setor durante a pandemia

Mais notícias desta categoria

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

8 meses atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

8 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

8 meses atrás

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

8 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para investigar falta de pagamentos na contratação de viaturas pela SSP-AM

Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?