Setenta livros autorais produzidos por alunos do 1º ao 4º ano foram lançados em tarde de autógrafos na escola municipal José Augusto Roque da Cunha.
Setenta livros autorais foram lançados nesta quinta-feira, 11/12, na escola municipal José Augusto Roque da Cunha, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte. O evento reuniu pais, responsáveis e a comunidade escolar e marcou a conclusão do projeto SuperAutor, vinculado à Prefeitura de Manaus e à Secretaria Municipal de educação (Semed). As obras foram produzidas por estudantes do 1º ao 4º ano ao longo deste ano, com o tema Guardião da Floresta: A Última Voz da Amazônia.
Projeto e desenvolvimento
O projeto SuperAutor orientou a elaboração de setenta livros autorais nas turmas do 1º ao 4º ano. Conforme a organização da escola e da Semed, as atividades ocorreram durante o ano letivo e culminaram na tarde de autógrafos de 11/12. A iniciativa teve como objetivo promover a leitura e a escrita entre os estudantes por meio da produção de obras próprias.
A professora Judith Telles, responsável pela condução do projeto, destacou a transformação no desempenho das turmas: “Foi maravilhoso aplicar o projeto, porque antes eu via crianças desanimadas, sem vontade, achando que, por ser escola pública, não poderiam escrever um livro ou ter o que têm hoje aqui. Eu prometi que iríamos fazer os livros. Estou emocionada, porque foi muita luta para chegar até aqui. Muitas crianças não sabiam ler e nem escrever, e hoje todas as crianças do 1º ano estão lendo”.
Depoimentos de alunos e família
O estudante do 4º ano Kaic Emanoel Castro relatou a experiência de se tornar autor pela primeira vez e mencionou a influência do escritor amazonense Jefter Haad, que lançou em setembro o livro “Onde vive o Jabuti?” na mesma escola. “Eu fiz o meu livro, fui escrevendo a cada passo, inspirado no escritor Jefter. Aprendi muito com ele. A professora deixou a gente fazer nosso livro, custou muito, mas terminamos. O final do meu livro tem um futuro muito lindo, porque nós, crianças, queremos isso”, afirmou Kaic.
O pai do estudante, Orleans Oliveira de Castro, comentou sobre o acompanhamento do trabalho escolar: “Para mim é gratificante ter um filho exemplar, dedicado, que inspira, que corre atrás e apoia até outras crianças desinteressadas. É uma honra e um orgulho ser homenageado pela escola e pelo meu filho, que me chama de inspirador”.
Créditos e material disponível
Texto: Alexandre Abreu/Semed.
Fotos: Eliton Santos/Semed.
Material fotográfico e imagens do evento estão disponíveis em: https://flic.kr/s/aHBqjCDALz
Assuntos nesse artigo:
#setenta, #livrosautorais, #estudantes, #1ano, #2ano, #3ano, #4ano, #escolamunicipaljoseaugustorochedacunha, #montedasoliveiras, #zonanorte, #Manaus, #prefeiturademanaus, #Semed, #superautor, #guardiandafloresta, #aultimavozdaamazonia, #judithtelles, #kaicemanoelcastro, #jefterhaad, #ondeviveojabuti


