Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Setembro Verde: Teatro Amazonas é iluminado em homenagem à luta pelos direitos da pessoa com deficiência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Setembro Verde: Teatro Amazonas é iluminado em homenagem à luta pelos direitos da pessoa com deficiência
Governo do Amazonas

Setembro Verde: Teatro Amazonas é iluminado em homenagem à luta pelos direitos da pessoa com deficiência

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Ação foi coordenada pela SEPcD e contou com serviços de documentação para a população

FOTO: Arthur Castro/SECOM

Para mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a luta pela inclusão da pessoa com deficiência (PcD), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência (SEPcD), realizou, nesta terça-feira (02/09), um ato público de iluminação da fachada do Teatro Amazonas, na cor verde, em apoio à campanha Setembro Verde.

A iluminação do monumento contou com a presença de representantes do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Tribunal Regional do trabalho do Amazonas (TRT-AM), defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), órgãos judiciais, secretarias de Estado e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A ação é uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

A secretária da SEPcD, Selma Banes, ressaltou a importância da campanha e que a atitude é o primeiro passo para uma sociedade mais inclusiva e conscientizada dos direitos da PcD.

FOTO: Arthur Castro/SECOM

“É uma campanha que traz a importância da luta dos direitos da pessoa com deficiência e, neste mês de setembro, nós vamos trabalhar com várias ações. É importante lembrar que este ano nosso tema é ‘Inclusão começa na atitude’, porque a atitude passa por cada cidadão e a inclusão começa comigo, com você, com todos nós, com todo o estado do Amazonas”, pontuou a secretária.

Para o promotor de justiça de direitos humanos, da Pessoa Idosa e da pessoa com deficiência, Vitor Fonseca, a campanha é um meio de enfatizar o combate ao capacitismo na sociedade.

FOTO: Arthur Castro/SECOM

“Todos os dias têm barreiras que são levantadas contra as pessoas com deficiência. Setembro Verde, então, é um momento para conversamos e discutimos esse tema amplamente, mas todos os dias essas pessoas sofrem capacitismo e todo dia é dia de falar sobre a discriminação contra a PcD”, afirmou o promotor.

Serviços

Como forma de reforçar os direitos da PcD no Centro de Manaus, a SEPcD ainda disponibilizou os serviços de orientação e solicitação de documentos no entorno do Teatro Amazonas.

A população teve acesso, das 16h às 18h, aos serviços da Carteira de Identificação da pessoa com deficiência (CIPcD); Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e da Carteira Intermunicipal (Passe Legal).

FOTOS: Arthur Castro/SECOM

Os documentos são meios de garantir o acesso prioritário da pessoa com deficiência aos serviços públicos e privados do estado, além do transporte rodoviário intermunicipal gratuito.

Setembro Verde

Durante todo o mês, a campanha Setembro Verde engaja a sociedade na luta pelos direitos e a inclusão social das PcDs em todas as áreas, como educação, mercado de trabalho e acesso a espaços públicos, respeitando as limitações individuais.

A campanha visa aumentar a visibilidade do Dia Nacional da Luta da pessoa com deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, promovendo a disseminação de informações e ampliando o apoio à causa. O objetivo é combater o capacitismo e garantir que as necessidades e direitos dessas pessoas sejam devidamente reconhecidos e atendidos.

A SEPcD seguirá com a campanha durante todo mês de setembro, por meio de ações educativas, atividades paradesportivas e palestras nos Centros Estaduais de Convivência da Família Padre Pedro Vignola e Magdalena Arce Daou, nas zonas norte e oeste da cidade, respectivamente.

FOTO: Arthur Castro/SECOM

Além de parcerias com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) e o Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), na garantia dos direitos da PcD.

O post Setembro Verde: Teatro Amazonas é iluminado em homenagem à luta pelos direitos da pessoa com deficiência apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova admissibilidade de PEC que destina 3% das emendas individuais para o esporte
Próximo artigo Comissão aprova exigência de justificativa técnica para rejeição de laudos periciais por juízes

Mais notícias desta categoria

Polícia Civil divulga imagem de jovem que desapareceu na zona norte de Manaus

2 horas atrás

Presidente Figueiredo: 83 produtores rurais recebem R$ 970 mil por preservar a floresta

2 horas atrás

Cafeicultura no Amazonas cresce mais de 340% com a introdução da variedade Robustas Amazônico

2 horas atrás

Saúde reforça orientações a gestores municipais para o enfrentamento da cheia dos rios no Amazonas

3 horas atrás

Fapeam está com inscrições abertas para o Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação

3 horas atrás

Serviço aéreo da SSP-AM resgata idosa com insuficiência respiratória em comunidade rural

3 horas atrás

Corpo de Bombeiros envia 210 militares para reforçar atuação nos municípios do interior e capital do estado

4 horas atrás

Sine Amazonas divulga 226 vagas de emprego para esta quarta-feira

4 horas atrás

IML solicita ajuda para encontrar familiares de Sebastião Roseclaudio Souza Ramos

5 horas atrás

Operação RDS mantém segurança fortalecida nas comunidades ribeirinhas da Região Metropolitana

5 horas atrás

Escritório da Representação do Amazonas apresenta potencial econômico a investidores em seminário realizado em São Paulo

5 horas atrás

Seas promove ações de sensibilização sobre autismo em alusão ao Abril Azul

5 horas atrás
Seletivas dos JEAs 2026 mobilizarão mais de 11 mil atletas no interior do Amazonas
Amazonas fortalece resposta em saúde com início da 2ª turma do EpiSUS-Fundamental
Produção lírica brasileira com montagem inédita de Carlos Gomes é celebrada no 27º Festival Amazonas de Ópera
No primeiro dia à frente do Executivo, governador interino Roberto Cidade destaca estabilidade institucional e continuidade de projetos
Sine Amazonas divulga 211 vagas de emprego para esta terça-feira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?