Projeto Idoso em Movimento atende a mais de 5 mil pessoas a partir de 45 anos

Foto: Ygson França/SEJUSC
A solidão e falta de atividades prazerosas são fatores que podem contribuir para a depressão, a ansiedade e outros transtornos mentais. Muitas pessoas que chegam aos grupos do projeto Idoso em Movimento, gerido pela Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), percebem o alívio dos sintomas que os exercícios físicos e a interação com outras pessoas proporcionam, resultando em uma vida mais leve e plena.
A psicóloga Joyce Braga, do Projeto Idoso em Movimento, reforça que a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa para conscientizar sobre a saúde mental e a prevenção do suicídio, e que é fundamental trabalhar dentro dos grupos de idosos a importância das atividades físicas para a saúde mental deles.

Foto: Ygson França/SEJUSC
“Essa é uma das principais ferramentas que a gente trabalha dentro desses grupos dos idosos, diminuindo assim os sintomas de depressão e ansiedade, melhorando a autoestima e a qualidade de vida desse idoso. Se você é idoso e está passando por algum momento de dificuldade, não hesite em buscar ajuda. Ligue para o número 188 no Centro de Valorização da Vida (CVV). Lá, você vai estar buscando suporte emocional e eles vão estar lidando com a situação que você está passando”, aconselha a psicóloga.
O Idoso em Movimento está presente em todas as zonas de Manaus em cidades como Parintins, Iranduba, Presidente Figueiredo, Nhamundá e Maués. As matrículas ficam abertas durante todo o ano.
Socialização
Graciete Ferreira, aposentada, revela que se sente muito mais feliz agora, aos 60 anos, com uma rotina de atividades no grupo As Poderosas, na zona norte de Manaus. Ela recorda que o convite para ingressar no grupo veio da irmã, há dois anos. Desde então, ela é uma participante assídua e dedicada, pois percebeu que a socialização transformou seu quadro de saúde mental.

Foto: Ygson França/SEJUSC
“Quando eu cheguei aqui, eu vim com o diagnóstico de artrose, ataque de ansiedade, pensamento acelerado e pânico. O médico disse para eu procurar fazer um exercício, socializar, porque eu ficava muito em casa, e sentia muitas dores. O projeto veio para melhorar muito a minha saúde, melhorou em tudo”, avalia Graciete.
Ela destaca ainda que é importante procurar ajuda profissional e se manter ocupado. “[Falo] como mulher que já passou por todas as situações possíveis que uma mulher PODE passar, eu já tive tentativas de suicídio e hoje eu estou aqui, graças a Deus e ao projeto. Então a mensagem que eu deixo é que as pessoas não fiquem em casa”, orienta Graciete Ferreira.
Quem também mudou o comportamento e a saúde mental após iniciar no Idoso em Movimento foi Cacilda Pinto, de 71 anos. Ela conta que tinha dificuldades em fazer amizades, mas junto a outras pessoas de sua idade e com o incentivo de convivência coletiva que o grupo oferece, suas percepções mudaram.

Foto: Ygson França/SEJUSC
“As meninas são muito expansivas, uma ajuda a outra, então estou me sentindo muito bem, chego feliz, dando gargalhada, tem brincadeiras, estou me sentindo maravilhada. Eu tinha muita dificuldade, até mesmo de me expressar, mas agora, graças a Deus, depois que comecei a interagir com elas, eu já estou me sentindo melhor, estou mais espontânea, as provas são tantas que estou participando dessa entrevista”, diz ela, aos risos.
“Eu digo às pessoas que não se entreguem, porque já está com certa idade, não fique em casa – porque tem filhos que não deixam sair. Não ligue para os filhos, sai mesmo, vem interagir com as outras coleguinhas, isso faz muito bem para a gente, a gente se sente feliz, é outra vida, a gente tem motivo para viver, então a gente tem mais é que participar desses eventos”, conclui Cacilda.
Atividade e saúde mental


A Organização Mundial da saúde (OMS) defende que a atividade física é benéfica para a saúde mental das pessoas idosas, por reduzir sintomas de ansiedade e depressão, melhorar o sono, a função cognitiva e o bem-estar emocional geral, além de ser um analgésico natural através da liberação de endorfinas.
São recomendados pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada semanal, complementada por exercícios de fortalecimento muscular e equilíbrio, pelo menos dois dias por semana. O Idoso em Movimento tem encontros com práticas diversas, como aulas de ritmos, hidroginástica, tarefas manuais, exercícios de força, equilíbrio e outras atividades que promovem interação e autonomia.
O post Setembro Amarelo: Pessoas idosas assistidas pela Sejusc contam como exercícios trazem melhoras para a saúde mental apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.