FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMDados levantados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) apontam que houve uma redução, em média, de 81% nos atendimentos de casos de síndromes gripais, com suspeita de Covid-19, entre os dez primeiros dias de janeiro e fevereiro nas unidades de Urgência e Emergência do Estado. A média de atendimento no início de janeiro deste ano era de 1.205 casos, reduzindo para 244 em fevereiro.
Há 49 minutos
Por Agência Amazonas
Análise feita nos meses de janeiro e fevereiro mostra progressiva queda pela busca de assistência nas unidades de saúde
“Ainda não podemos baixar a guarda. A população precisa manter as medidas não farmacológicas de prevenção, como lavar sempre as mãos, usar máscara, usar álcool gel e evitar aglomerações. Diante desse período de retorno às aulas, é importante ter consciência e orientar também as crianças e adolescentes sobre a importância de se proteger”, afirma o secretário.
O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, reforça que a população deve manter os cuidados para evitar o contágio e reduzir a circulação de síndromes gripais, principalmente o vírus da Covid-19.
Fluxo de atendimento
FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMA orientação para pessoas com sintomas gripais mais frequentes, como coriza, tosse e dor de cabeça, é procurar assistência na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.
Nos atendimentos adultos, houve queda de 80% na comparação entre os períodos de 10 a 19 de janeiro e de 31 de janeiro a 9 de fevereiro, sendo 2.546 o maior número registrado em um dia. Os atendimentos infantis tiveram uma diminuição de 83,7%, no mesmo período, sendo 481 atendimentos o maior número apontado.
Nos Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs), o atendimento é voltado a pacientes com sintomas mais graves, como dificuldade para respirar e febre alta. A testagem é destinada a pacientes com sintomas gripais, conforme orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).