
Servidores da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM) terão em 2020 a oportunidade de publicar em livro relatos de suas experiências, pesquisas teóricas ou empíricas, ensaios e/ou projetos de intervenção na área da saúde coletiva e de práticas tradicionais do cuidado. A iniciativa faz parte do programa saúde Amazonas, que tem como uma de suas ações a formação e desenvolvimento do servidor.
Inédita para a REDE estadual de saúde, a organização dos textos em livro será realizada por meio de uma parceria entre a SES-AM, a Associação Brasileira REDE Unida (REDE Unida) e o Laboratório de história, Políticas Públicas e saúde na Amazônia (LAHPSA) do Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/FIOCRUZ Amazônia.
Os servidores interessados devem enviar seus textos para aprovação para o e-mail [email protected], no período iniciado em 4 de setembro até 31 de outubro. O gerente de Desenvolvimento de Pessoas e educação na saúde, do Departamento de gestão de recursos Humanos da SES-AM, David Cunha, afirma que a ideia é valorizar a escrita científica e a divulgação das experiências nos cuidados de saúde realizadas por servidores públicos da REDE estadual.
“O objetivo é estimular o servidor da secretaria a escrever, produzir, a partir de suas experiências do cotidiano. No dia a dia da unidade, do hospital, da sede administrativa, ele tem uma riqueza de conhecimento muito grande, então, a gente está estimulando ele a escrever isso, que de certa forma é uma oportunidade para ele de refletir sobre seu trabalho”, explica David.
Os editais de chamada para o envio dos manuscritos com todas as informações e orientações sobre a seleção, como temas e formatos dos textos para envio, podem ser acessados no site da editora REDE Unida (http://editora.redeunida.org.br/). A seleção é exclusiva para servidores da REDE estadual de saúde.
Temas – Os dois temas propostos nos editais são: “A educação Permanente em saúde e Humanização no Estado do Amazonas: políticas, práticas e encontros” e “Atenção Básica em saúde no Amazonas: tensões e aprendizados”.
De acordo com David, os textos selecionados serão organizados em dois livros, com capítulos de escritos por diferentes autores.