Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: SES-AM promove encontro para instalação do Comitê de Equidade do SUS, no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > SES-AM promove encontro para instalação do Comitê de Equidade do SUS, no Amazonas
Governo do Amazonas

SES-AM promove encontro para instalação do Comitê de Equidade do SUS, no Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Organizações públicas e sociais, para elaboração das estratégias que irão nortear as atividades do grupo participaram da reunião

Foto: Jeany Costa/SES-AM

A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) realizou, nesta quarta-feira (23/10), reunião com organizações públicas e sociais, para início das tratativas para a implantação, no Amazonas, do Comitê de Equidade no âmbito do trabalho e da educação no SUS. Será o primeiro do tipo na região Norte.

O Comitê, conforme explica a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, definirá estratégias para reforçar, na REDE pública de saúde, a promoção da equidade de gênero, raça, etnia e enfrentamento das diversas formas de violências, preconceitos e discriminações.

O projeto é do Ministério da saúde (MS). É desenvolvido pela Secretaria de Gestão do trabalho e da educação na saúde (SGTES). O evento para implantação do Comitê foi realizado no auditório da SES-AM, promovido pela coordenação da Gerência de educação na saúde e Humanização (GESH). A gerência faz parte do Departamento de Gestão do trabalho e educação na saúde (DGTES) da SES-AM.

Participaram do encontro representantes do MS, Universidades Federal e Estadual do Amazonas (UFAM e UEA), além de integrantes do Conselho de Secretários Municipais de saúde do Amazonas (Consems-AM).

A secretária Nayara Maksoud destacou que o Comitê será responsável por promover, fomentar, compartilhar informações, acompanhar ações e implantar estratégias e dispositivos para implementação do Programa Nacional de Equidade no SUS. “Com essas ações, o propósito é reforçar e garantir a equidade em toda a nossa REDE de saúde, colaborando para a humanização do SUS no Estado e no país”, ressaltou.

A secretária executiva Adjunta de Projetos Estratégicos em saúde (Seaps) da SES-AM, Nara Esquivel, que participou do evento, adiantou que a implementação do Comitê é um marco para o Estado. “Mostra o avanço com que esses temas já vêm sendo tratados aqui no Amazonas”, pontuou.

A gerente da GESH, Francileide Bindá, observou que o Comitê vai reunir representantes de trabalhadores e trabalhadoras e de movimentos sociais para também discutir sobre o espaço de trabalho dos servidores do SUS. “Nós vamos dialogar, promover eventos que reforcem ações que implementem políticas e estratégias voltadas à promoção da equidade de gênero, com realização de campanhas de conscientização e capacitação”, declarou.

O post SES-AM promove encontro para instalação do Comitê de Equidade do SUS, no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fapeam recebe propostas para editais de apoio a projetos de pesquisas e de popularização da ciência
Próximo artigo Projeto ‘Laboratório Encantado’ leva humor e atividades lúdicas a pacientes do Icam

Mais notícias desta categoria

Em menos de uma hora, Corpo de Bombeiros controla incêndio de grandes proporções na zona leste de Manaus

16 horas atrás

Governo Presente: SES-AM faz mais de 1,5 mil consultas, exames e ações preventivas no Grande Vitória, neste sábado

19 horas atrás

Governo Presente leva cultura, economia criativa e lazer para o bairro Grande Vitória

19 horas atrás

HPS Platão Araújo recebe visita técnica da Ouvidoria do SUS, que ressalta a qualidade do atendimento

19 horas atrás

Governo Presente: Detran-AM registra 1.069 atendimentos durante ação no bairro Grande Vitória

19 horas atrás

Governo Presente: Ipaam distribui 200 mudas de plantas frutíferas, medicinais e ornamentais

19 horas atrás

Governo Presente leva serviços de saúde e cidadania à zona leste de Manaus e reforça inclusão social

19 horas atrás

Em Boca do Acre, PC-AM prende avô por estupro de vulnerável contra as netas

19 horas atrás

Governador Wilson Lima acompanha chegada de maior número de motocicletas recuperadas em operação policial

2 dias atrás

Tratamento contra o câncer: Fundação Cecon vai receber novo acelerador linear

2 dias atrás

Marco para o Amazonas, implantação de Comitê da Bacia do Igarapé do Quarenta avança com primeira capacitação

2 dias atrás

HPS Platão Araújo promove treinamento, reforçando os protocolos de segurança no atendimento aos pacientes

2 dias atrás
Teatro celebra o Dia Nacional da Poesia com mais uma edição do ‘Sarau no Hall’
SSP-AM promove curso de APH Atendimento Pré-Hospitalar Tático voltado para mulheres das Forças de Segurança
Prevenção ao desmatamento e queimadas: Comitê da Sema apresenta resultados da 4ª fase
UGPE é finalista ao Prêmio Jatobá de Comunicação, com a campanha de divulgação do Prosai no Festival de Parintins
Governo Presente: SES-AM leva consultas, exames e prevenção ao bairro Grande Vitória, neste sábado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?