FOTO: Marcos Vinícius Araújo/SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) recebeu as equipes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para uma apresentação sobre os resultados do Selo Unicef, edição 2021-2024, nesta sexta-feira, (03/06). O selo é uma iniciativa para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Há 53 minutos
Por Agência Amazonas
A estratégia da instituição é fortalecer as políticas públicas municipais voltadas às crianças e aos adolescentes
“Nós, da Secretaria de Saúde, buscamos essa parceria a fim de fortalecer as nossas ações voltadas para infância. Nos alinhamos com o setor da Unicef no Amazonas para discutirmos como podemos realizar, de forma conjunta, buscando atingir esse objetivo, levar os direitos da criança, de fato, a todos os municípios que têm os indicadores, que têm os índices que mais necessitam desse apoio”, disse Viviana.
A chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe), da SES-AM, Viviana Almeida, destaca a importância da parceria com a Unicef para os avanços das ações que garantam os direitos das crianças do Amazonas, principalmente o direito à saúde de qualidade.
“A iniciativa conta com uma metodologia que inclui desde a implementação de resultados sistêmicos ao monitoramento de indicadores sociais e desenvolvimento de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica Débora.
A chefe do escritório do Unicef em Manaus, Débora Nandja, explica que o Selo Unicef tem como objetivo fortalecer as políticas públicas nos municípios para a garantia dos direitos de meninas e meninos em cada território, além de desenvolver ações que gerem mudanças concretas e a longo prazo na vida de crianças e adolescentes.
Selo Unicef
A iniciativa do Unicef possui uma metodologia que inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo Unicef é espontânea.
Em seu segundo ano de atividades, o selo Unicef tem a participação de 2.023 municípios de 18 estados, distribuídos entre o Semiárido e a Amazônia Legal brasileira. No Amazonas, 55 municípios assumiram o compromisso pela realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O Selo Unicef contribui para o alcance de oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os estados-membros das Nações Unidas até 2030.