Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: SES-AM inova no diagnóstico de icterícia neonatal, com uso de equipamento de ponta na Maternidade Ana Braga
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > SES-AM inova no diagnóstico de icterícia neonatal, com uso de equipamento de ponta na Maternidade Ana Braga
Governo do Amazonas

SES-AM inova no diagnóstico de icterícia neonatal, com uso de equipamento de ponta na Maternidade Ana Braga

9 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

exame de bilirrubina em recém-nascidos passa a ser realizado de forma mais ágil, não invasiva e indolor

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Com uso de NOVO equipamento de ponta, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) passou a adotar um NOVO procedimento para diagnóstico de icterícia em recém-nascidos, na Maternidade Ana Braga, zona leste. O bilirrubinômetro transcutâneo possibilita a realização do exame de maneira não invasiva e sem dor, sem precisar furar o bebê para coleta de sangue, e o resultado sai mais rápido – antes, ficava pronto em duas horas e, agora, sai em segundos.

O bilirrubinômetro transcutâneo faz parte do pacote de entregas de mais de 100 novos itens, entre equipamentos de última geração e mobiliários, realizado esta semana pelo Governo do Amazonas, na unidade. O equipamento emite uma luz que capta as informações da pele e, de maneira instantânea, o médico obtém o resultado do exame.

O investimento que vem sendo realizado pelo Governo do Amazonas em tecnologia e novos equipamentos, ressalta a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, possibilita ampliar ainda mais o acesso da população aos serviços da REDE pública, garantindo qualidade e agilidade nos atendimentos e nas altas médicas.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Com os novos aparelhos entregues pelo Governo do Estado, segundo ela, será possível a abertura de mais uma sala de cirurgia e equipar outros setores, como sala de emergência, sala de alto risco e agência transfusional. “Isso vai nos permitir ampliar a oferta de serviços na Maternidade Ana Braga, tornando a assistência ao parto cada vez mais eficiente”, ressaltou a secretária da SES-AM.

Além do bilirrubinômetro, a Maternidade Ana Braga recebeu mobiliários para leitos, carro de anestesia, foco cirúrgico móvel, cardiotocógrafos, que monitoram os batimentos cardíacos do feto ainda no útero da mãe, aparelhos de fototerapia, berços aquecidos, câmara de conservação e de sangue, centrífuga, entre outros.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Diagnóstico mais rápido

A icterícia neonatal é uma alteração hepática que ocorre em 60% dos recém-nascidos, no Brasil. É causada pelos altos níveis de bilirrubina no organismo, provocando uma coloração amarelada na pele.

De acordo com o diretor da maternidade, Edilson Albuquerque, o exame laboratorial que identifica a doença levava, em média, duas horas para ficar pronto, na unidade. Com o bilirrubinômetro transcutâneo, o resultado sairá em segundos. “Os bebês não serão mais furados para coletar o sangue e fazer a análise dos níveis dessa substância no organismo, em laboratório. O dispositivo capta as informações da pele e emite o resultado de maneira instantânea”, explica o diretor.

Segundo ele, a nova metodologia resultará em impactos positivos na rotina da maternidade, não só pela rapidez do diagnóstico, mas também agilizando as altas médicas.

Tratamento

Além do diagnóstico mais preciso, o tratamento da icterícia também ficou mais célere na Maternidade Ana Braga, com a chegada de dois novos aparelhos de fototerapia e cinco radiômetros. Fototerapia é a técnica utilizada para tratar os recém-nascidos com icterícia, a partir da emissão de luzes especiais no corpo da criança. E os radiômetros são os dispositivos que monitoram a qualidade e a incidência da luz no paciente.

“Nós estamos muito felizes em receber esses equipamentos, porque agilizam o tratamento e, assim, a gente consegue executar uma assistência ainda melhor e mais segura aos nossos pacientes”, afirmou o médico neonatologista da Ana Braga, Francisco Santos. Conforme o médico, a icterícia é uma das doenças mais comuns após o nascimento.

O post SES-AM inova no diagnóstico de icterícia neonatal, com uso de equipamento de ponta na Maternidade Ana Braga apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Maués alinham estratégia para implantação de base no município
Próximo artigo UGPE reforça sinalização das obras do Prosai Parintins

Mais notícias desta categoria

Dignidade Menstrual: programa alcança meninas e mulheres de 16 municípios, com mais de 32 mil absorventes higiênicos entregues

2 horas atrás

Feirão do Pescado: ADS realiza reunião de alinhamento com piscicultores para edição especial

2 horas atrás

Sedecti participa da entrega de motores elétricos destinados a embarcações de pescadores

2 horas atrás

Ipaam segue até 21 de novembro com ações de educação ambiental em escolas de Canutama

2 horas atrás

Governo do Amazonas avança com ações de regularização fundiária em comunidades da capital

2 horas atrás

PMAM lança edital de inscrição para ingresso nos Colégios Militares da Polícia Militar

2 horas atrás

ADS participa de pacote ações do Governo Amazonas em Itacoatiara com entregas e pagamentos de programas

2 horas atrás

Hospital Delphina Aziz amplia uso do gás natural

6 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas alerta sobre a prática de incitação ao crime e apologia à violência na internet

6 horas atrás

PIB do Amazonas cresce em 2023 e consolida o estado entre as maiores economias do país

6 horas atrás

Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias

21 horas atrás

Governo do Amazonas entrega implementos agrícolas aos produtores de Itacoatiara

21 horas atrás
Governo do Amazonas apoia evento científico sobre Neurodidática em Presidente Figueiredo
Agilidade no diagnóstico: HPS Platão Araújo efetuou mais de 192 mil exames nos últimos quatro meses
Em Itacoatiara, governador Wilson Lima fortalece os setores primário e social com investimentos de mais de R$ 2 milhões
Em menos de 15 dias, paciente do primeiro transplante de fígado do Delphina Aziz recebe alta
Em Itacoatiara, governador Wilson Lima entrega 13 novas viaturas para as Forças de Segurança
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?