Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: SES-AM identifica 80 casos de escoliose em crianças e adolescentes durante campanha de prevenção em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > SES-AM identifica 80 casos de escoliose em crianças e adolescentes durante campanha de prevenção em Manaus
Governo do Amazonas

SES-AM identifica 80 casos de escoliose em crianças e adolescentes durante campanha de prevenção em Manaus

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Rastreamento é necessário para diagnosticar casos precocemente e iniciar o tratamento adequado

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Durante a campanha de rastreamento para detecção precoce de sinais da escoliose em crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, realizada pela Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), foram atendidos 115 pacientes e 80 apresentaram diagnóstico da doença. A investigação foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, no Centro de Especialidades CAIC+ Alberto Carreira, na zona oeste de Manaus.

A doença é uma alteração na coluna vertebral, sem causa aparente, que acomete, principalmente, crianças e adolescentes na fase de estirão de crescimento.

A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, destaca que a campanha teve como foco a identificação de casos para encaminhamento ao tratamento adequado. A ação foi realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Escoliose (SBE).

“Foi um trabalho muito importante para que as pessoas que tiveram resultado positivo possam dar início ao tratamento e acompanhamento profissional, o mais breve possível”.

De acordo com a fisioterapeuta especialista em escoliose, Alessandra Backsmann, que faz parte da SBE, a incidência de escoliose é alta, por isso, o rastreamento se faz necessário. “Se a doença não for tratada, PODE levar a problemas como dor crônica, dificuldades respiratórias e até limitações dos movimentos”, afirma.

Conforme a fisioterapeuta, muitas crianças e adolescentes convivem com essa condição sem saber, o que retarda o início do tratamento e PODE agravar a curvatura da coluna. Alessandra Backsmann explicou que os principais sintomas da doença são a cabeça desalinhada do restante do corpo, um ombro mais alto que o outro, as costelas proeminentes e uma cintura mais acentuada que a outra.

De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), o problema atinge de 2% a 4% da população mundial. No Brasil, em 2023, foram identificadas mais de 6 milhões de pessoas com o diagnóstico.

“A melhor maneira de confirmar a presença de escoliose é através de exames clínicos e exames de imagem, como radiografias. O tratamento PODE incluir exercícios específicos, colete ou cirurgias”, observa a especialista.

O post SES-AM identifica 80 casos de escoliose em crianças e adolescentes durante campanha de prevenção em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Militar do Amazonas leva segurança e disciplina à escolas da zona centro-sul de Manaus
Próximo artigo UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins

Mais notícias desta categoria

Vila Aberta Para Todos ultrapassa 5 mil participantes e fortalece ações de promoção à qualidade de vida e cidadania

2 horas atrás

Vila Aberta Para Todos atinge mais de 5 mil participantes e amplia acesso à atividade física em Manaus

2 horas atrás

EnvelheSer 60+: Programa transforma rotina de famílias

2 horas atrás

Programa EnvelheSer 60+ fortalece cuidados e amplia convivência familiar em Manaus, relatam participantes

2 horas atrás

Aplicativo da Nota Fiscal Amazonense facilita consulta de notas, bilhetes e notificação oficial de prêmios para inscritos

3 horas atrás

Governo do Amazonas lança aplicativo da Campanha Nota Fiscal Amazonense

3 horas atrás

SES-AM registra 55.367 atendimentos de urgência e emergência em Manaus durante o Carnaval

17 horas atrás

Carnaval na Floresta 2026: SES-AM registra 55,3 mil atendimentos de urgência e emergência na rede estadual, entre 12 e 17 de favereiro

17 horas atrás

Mutirão de cirurgia de catarata realiza 430 procedimentos em três edições e segue em Parintins

19 horas atrás

Parintins recebe terceiro mutirão de cirurgia de catarata, parceria entre o programa Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar

19 horas atrás

Governo do Amazonas divulga resultado preliminar de Processo Seletivo para o Hospital do Sangue

20 horas atrás

Resultado preliminar do processo seletivo para o Hospital do Sangue Idenir de Araújo Rodrigues é divulgado

20 horas atrás
Escola Estadual Maria de Luz Calderaro mantém tradição em STEAM e assegura convites para olimpíadas nacionais e internacionais
Prevenção combinada amplia acesso a insumos e orientações durante o Carnaval na Floresta 2026
Operaamazonas realiza mais de 300 cirurgias em hospitais Adriano Jorge e Delphina Aziz durante feriado prolongado
Fiscalização de eventos carnavalescos em Manaus encontra crianças em todos os blocos fiscalizados
Governo do Amazonas abre credenciamento da imprensa para Carnaboi 2026 com limite por veículo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?