Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: SES-AM conquista 1° lugar com experiência inovadora em gestão de pessoas em mostra do Ministério da Saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > SES-AM conquista 1° lugar com experiência inovadora em gestão de pessoas em mostra do Ministério da Saúde
Governo do Amazonas

SES-AM conquista 1° lugar com experiência inovadora em gestão de pessoas em mostra do Ministério da Saúde

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Iniciativa visa fortalecer estratégias voltadas ao planejamento da força de trabalho no Sistema Único de saúde

Fotos: Divulgação/SES-AM

A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) conquistou o primeiro lugar na Mostra Nacional de Planejamento e Dimensionamento da Força de trabalho em saúde, promovida pelo Ministério da saúde, em Brasília (DF).

O Departamento de Gestão do trabalho e da educação na saúde da SES-AM trouxe para o estado a Menção Honrosa na categoria Pôster, com a apresentação do projeto “Dimensionamento da Força de trabalho em saúde no SUS: Aplicação no Distrito Oeste de Manaus”. O projeto propôs estratégias de otimização de recursos humanos de saúde na capital.

Desenvolvido por servidores da SES-AM, com a participação do Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da escola de saúde Pública da Secretaria Municipal de saúde de Manaus (Esap/Semsa Manaus), o projeto abordou a Atenção Primária em saúde (APS) no Distrito Oeste (Disa Oeste), com foco na melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços, diante da complexidade das demandas da população.

O material apresentou análises das características demográficas, sociais e de saúde da região. O projeto propõe estratégias para otimizar os recursos humanos em Manaus.

De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, o reconhecimento da equipe fortalece ainda mais o SUS e reforça o compromisso do Governo do Amazonas na valorização dos profissionais em projetos voltados à gestão do trabalho e educação em saúde. “Quanto mais qualificada e bem dimensionada for a força de trabalho, melhor será a qualidade da assistência”, afirmou.

A Mostra iniciou na quinta-feira (13/11) e encerrou na sexta-feira (14/11), premiando 16 projetos dos 128 selecionados de todo o Brasil. O evento reuniu gestores, pesquisadores e profissionais de todo o país para compartilhar experiências de metodologias inovadoras que fortalecem a política nacional de valorização dos trabalhadores e aprimoram a gestão dos serviços públicos de saúde.

Foto: Divulgação/SES-AM

“Receber o reconhecimento do Ministério da saúde foi uma alegria enorme. O prêmio valoriza e reconhece o trabalho que fizemos dedicado ao dimensionamento na Atenção Primária, que reforça a importância de planejar bem a força de trabalho para qualificar o cuidado no SUS”, disse Fabiana Gurgel, diretora da DEGTS da SES-AM.

Além de Gurgel, a equipe do Amazonas na mostra foi composta pelos servidores Ricardo Elias Duarte Rabello, do Núcleo de economia da saúde da SES-AM; Camila Cândida Malta Lemos e Francileide Moreira Lima Bindá, da Gerência de educação na saúde e Humanização. Também integraram a comitiva Danielle Moraes Crispim de Menezes, do Cetam, e Fabiano Corrêa Batista, da Esap/Semsa.

Junto com o projeto premiado, o Amazonas apresentou os seguintes projetos na mostra: “Dimensionamento da Força de trabalho em saúde na Atenção Primária do Município de Eirunepé”, que aborda os desafios de gestão em uma região remota do estado; o “Dimensionamento da Força de trabalho na APS em Careiro da Várzea”, voltado a um município ribeirinho com características populacionais e geográficas singulares.

Também foram apresentados dois projetos aplicados em unidades hospitalares da REDE estadual na UTI Pipoca do Hospital e pronto-socorro da Criança da Zona Oeste e no alojamento Conjunto Rio Solimões da Maternidade de Referência Ana Braga, ambos voltados ao aprimoramento das práticas de gestão e da assistência hospitalar.

A participação da comitiva amazonense na Mostra Nacional reforça o compromisso do estado em fortalecer a gestão do trabalho e a Qualificação Profissional no âmbito do SUS, impulsionando ações que valorizam os servidores e estimulam a inovação na oferta dos serviços de saúde.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Moradores da AM-010 destacam melhorias com a entrega da rodovia modernizada
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 185 vagas de emprego para esta segunda-feira

Mais notícias desta categoria

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Tatiana Martins de Lima desaparecida desde 15 de março após embarque em ônibus

11 horas atrás

RDS Puranga Conquista solta 980 quelônios em ações de monitoramento comunitário

11 horas atrás

Secretarias do Amazonas ampliam retificação de prenome e gênero e serviços de saúde à população LGBTQIAPN+

11 horas atrás

PC-AM divulga imagens e pede informações para localizar dois desaparecidos no Amazonas

11 horas atrás

Polo Industrial de Manaus atrai R$ 1,17 bilhão em projetos e destaca papel do gás natural no desenvolvimento do Amazonas

12 horas atrás

Pesca do tambaqui é liberada no Amazonas a partir de 1º de abril após defeso de seis meses

12 horas atrás

Governo do Amazonas amplia segurança pública com aplicativo SSP-AM Cidadão, vants e equipamentos integrados ao Sistema Paredão

12 horas atrás

Padaria Artesanal no Amazonas forma mais de 2.200 pessoas e amplia inclusão produtiva em Manaus

12 horas atrás

Sine Amazonas oferece 145 vagas de emprego com atendimento presencial das 8h às 14h nesta terça

12 horas atrás

Governo do Amazonas entrega 470 toneladas de pescado pelo Peixe no Prato Solidário a 600 instituições e mais famílias

13 horas atrás

Instituto Médico Legal de Manaus convoca familiares para reconhecimento e liberação de dois corpos em prazo de 30 dias

13 horas atrás

Fundo Nacional da Assistência Social realiza assessoramento técnico para gestores municipais no Amazonas

13 horas atrás
Em Manaus, dona de casa encontra jacaré em piscina de plástico e aciona o Corpo de Bombeiros para o resgate
‘Acolhendo Histórias’: Imprensa Oficial do Amazonas lança nova edição com arrecadação de livros em abril
Imprensa Oficial do Amazonas lança 4ª edição de Acolhendo Histórias para arrecadação de livros em abril
Governo Presente: 34ª edição registrou mais de 7,1 mil atendimentos bairro Santo Antônio, zona oeste da capital
Governo Presente registra mais de 7,1 mil atendimentos em Manaus com serviços de saúde e cidadania
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?