Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: SES-AM avança no fortalecimento das residências médicas com foco na formação de profissionais para o SUS
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > SES-AM avança no fortalecimento das residências médicas com foco na formação de profissionais para o SUS
Governo do Amazonas

SES-AM avança no fortalecimento das residências médicas com foco na formação de profissionais para o SUS

3 semanas atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Encontro marca a organização de diretrizes e a posse da nova composição da Coremu

FOTO: Evandro Seixas / SES-AM

A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) realizou, nesta segunda-feira (03/11), reunião de Programas de Residência do órgão. O encontro, promovido pela Comissão de Residência Multiprofissional em saúde (Coremu) da SES-AM, teve como objetivo alinhar diretrizes e fortalecer a integração entre os programas vinculados à secretaria.

O encontro, no auditório Englantina Rondon, na sede da secretaria, reuniu coordenadores, docentes, tutores e preceptores das residências uni e multiprofissionais em saúde. A programação incluiu o alinhamento conceitual sobre o funcionamento da Coremu e dos Programas de Residência da SES-AM, a eleição da nova composição da comissão e a 1ª reunião ordinária dos novos membros.

A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, destacou que o fortalecimento das residências é uma das prioridades da gestão, por representar investimento direto na formação e valorização dos profissionais do Sistema Único de saúde (SUS).

“A residência é um espaço de aprendizado em serviço, que transforma realidades. É ali que os futuros especialistas vivenciam a rotina da REDE, contribuem com a assistência e se formam dentro dos princípios do SUS. A SES-AM continuará apoiando essas iniciativas, que garantem qualidade no cuidado e desenvolvimento profissional aos nossos servidores e residentes”, enfatizou a secretária.

Em seu discurso de abertura da reunião, o coordenador da Coremu, Davi Araújo da Cunha, ressaltou a importância do momento para o fortalecimento das políticas de formação em saúde. “A comissão é uma instância essencial para a qualidade dos programas de residência e para o fortalecimento da educação em serviço. É por meio dela que garantimos o acompanhamento, a avaliação e a integração das ações formativas na REDE estadual de saúde”, afirmou.

A gerente de educação na saúde e Humanização do Departamento de Gestão do trabalho e educação em saúde da SES-AM, Francileide Bindá, apresentou o funcionamento da comissão e reforçou as atribuições dos docentes, tutores e preceptores no processo. “Este é um espaço de construção coletiva. Cada profissional tem um papel fundamental na consolidação da residência como estratégia de qualificação da assistência e valorização do trabalho em saúde”, destacou.

Ao final da programação, foi realizada a 1ª reunião ordinária da nova composição da Coreme, com pauta voltada à análise de novos programas e à revisão do regimento interno. A reunião também marcou a eleição dos novos membros, colegiado com caráter deliberativo que coordena, articula e supervisiona os Programas de Residência em Área Profissional da saúde.

Nova composição

A nova composição da Comissão de Residência Multiprofissional em saúde foi eleita para o biênio 2025, conforme a portaria nº 645/2025-GAB/SES-AM, de 3 de novembro de 2025.

A coordenação geral passa a ser exercida por Davi Araújo da Cunha, tendo como vice-coordenadora Janaína Braga Maciel. A Secretaria Executiva será conduzida por Taís Cirino Apolinário de Souza.

FOTO: Evandro Seixas / SES-AM

A comissão também é composta por representantes das coordenações dos programas, tutores, preceptores e gestores locais de saúde, de acordo com a Resolução nº 1 da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em saúde (CNRMS).

Entre os programas vinculados à Coreme/SES-AM estão o Programa Multiprofissional em saúde da Mulher, coordenado por Janaína Braga Maciel, e o Programa Uniprofissional em Enfermagem – Neonatologia, sob coordenação de Maria Gracimar Oliveira Fecury da Gama. A comissão tem papel estratégico na gestão e supervisão das residências multiprofissionais e uniprofissionais no âmbito da REDE estadual de saúde, fortalecendo a formação de profissionais e a integração ensino-serviço.

Programas de Residência

As residências integram o processo de especialização em serviço, promovendo a atuação prática supervisionada em diferentes áreas da atenção à saúde.

A Coremu da SES-AM abrange as áreas de Biomedicina, ciências Biológicas, educação física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, serviço social e Terapia Ocupacional, conforme a Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012, além das áreas de Física Médica e saúde Coletiva, incluídas posteriormente.

Já a Comissão de Residência Médica (Coreme) é responsável pela coordenação dos programas de Residência Médica em Psiquiatria Geral e Psiquiatria Forense, voltados à formação de especialistas e ao fortalecimento da REDE estadual de atenção em saúde mental.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, os programas de residência contribuem diretamente para o aprimoramento das práticas assistenciais e para a consolidação das políticas públicas de saúde no Estado. “As residências representam a ponte entre a teoria e a prática. Elas fortalecem o aprendizado, ampliam o olhar dos profissionais e se refletem no cuidado humanizado prestado à população amazonense”, afirmou.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dois novos servidores tomam posse na Manaus Previdência
Próximo artigo Comissão aprova projeto que obriga operadoras a fornecer dados sobre celulares roubados

Mais notícias desta categoria

Secretaria das Cidades e Territórios oferece título definitivo para imóveis e amplia acesso a créditos e ordenamento territorial no Amazonas

1 hora atrás

Oficina em Manaus reúne estados da Região Norte para fortalecer ouvidorias do SUS e ampliar escuta qualificada

2 horas atrás

Na Black Friday consumidores enfrentam aumento de golpes digitais com QR codes adulterados e perfis falsos

2 horas atrás

Gestante em Manaus recebeu dois kits bebê da Sejusc ao se tornar mãe de gêmeas

3 horas atrás

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

3 horas atrás

48ª DIP de Maués opera em plantão 24 horas e reforça policiamento na Festa do Guaraná nos dias 28, 29 e 30 de novembro

3 horas atrás

PC-AM envia efetivo policial, viaturas e equipamentos para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

3 horas atrás

Corpo de Bombeiros celebra 27 anos com expansão histórica, reforço de efetivo e novas estruturas

4 horas atrás

Governo do Amazonas anuncia maior ciclo de investimentos no Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e amplia presença no interior em 2025

4 horas atrás

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

17 horas atrás

Pleapo e conselhos estaduais aprovam subcomissão e definem execução com orçamento garantido para 2026 no Amazonas

17 horas atrás

Governo do Amazonas amplia obras do Asfalta Amazonas em 17 municípios do interior

18 horas atrás
Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento
Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista
Ligue 180 completa 20 anos e registra 2.230 atendimentos no Amazonas entre janeiro e outubro
Ligue 180: Central de atendimento à mulher no Amazonas registrou mais de 2,2 mil atendimentos em 2025
Projeto Arapaima Ativo da Escola Estadual José Mota disputa final nacional do Solve For Tomorrow com biofiltro de pirarucu transformando resíduos em água potável
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?