Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: SES-AM alerta para os riscos da hipertensão arterial e seus problemas crônicos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > SES-AM alerta para os riscos da hipertensão arterial e seus problemas crônicos
Gestão EstadualPolítica

SES-AM alerta para os riscos da hipertensão arterial e seus problemas crônicos

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A doença é de origem genética em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

Fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevada ingestão de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física são os maiores fatores de risco para levar ao quadro de hipertensão arterial. A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) chama a atenção para o tema, por ocasião o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (26/04). De acordo com o Ministério da saúde, esse grave problema registra 388 óbitos por dia no Brasil e as chances de ocorrer aumentam com a idade.

A secretária estadual de saúde, Nayara Maksoud, alerta para o fato de que, nas últimas décadas, vem aumentando o número de pessoas diagnosticadas com pressão arterial, no Brasil, e o Amazonas segue a mesma tendência.

Em 2006, o problema atingia 21,7% da população brasileira e, em 2023, passou para 23,7%. A mortalidade é estimada em 18,7 a cada 100 mil habitantes, no país. No Amazonas, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte, seguida de problemas cardíacos, ambos associados à hipertensão arterial.

“A pressão arterial normal é a aquela que atinge o valor máximo-mínimo de presença de mercúrio de 120/80 mmHg, ou seja, 12/8. Qualquer valor acima, PODE ser considerado como uma pré-hipertensão ou mesmo hipertensão arterial”, explica Tatiana Lima Aguiar, médica especialista em Cardiologia e Clínica Médica, gerente de Atenção à saúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas, unidade que integra a REDE de atendimento da SES-AM.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

“Em geral, para ser diagnosticado com pressão alta são necessárias duas medições acima de 12/8, em condições de relaxamento, sem ter fumado ou praticado atividade física, com a bexiga seca e sem estresse”, ressalta a médica. “Se a pessoa tem familiares hipertensos, as chances são maiores”, reafirma Tatiana Aguiar.

A pressão alta pressiona o coração a exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. Tem como possíveis consequências a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Em apenas 10% dos casos, outras condições de saúde podem levar à hipertensão. O maior problema, no entanto, é que a hipertensão arterial costuma ser uma condição assintomática. “Mas, quando a pressão aumenta muito e a hipertensão se torna mais grave (18/12), os sintomas começam a aparecer”, destaca.

Os sintomas podem ser cefaleia (dor de cabeça), mal-estar e, eventualmente, dor no peito. As complicações da hipertensão evoluem para AVC, infarto, doenças renais, doença arterial periférica ou retinoplastia hipertensiva.

Por isso, mesmo que a pessoa não sinta nada ou não tenha casos da doença na família, deve fazer periodicamente a medição da pressão arterial. “Para os que forem diagnosticados, é importante manter o tratamento sem interrupção. Muitas vezes a pessoa deixa de tomar a medicação porque está com a pressão controlada, mas só está controlada porque está recebendo tratamento”, adverte Tatiana Aguiar.

“Sem o tratamento adequado a hipertensão PODE evoluir, tornar-se mais complexa, deixar outros órgãos vulneráveis e até ameaçar a vida da pessoa”, observa.

O post SES-AM alerta para os riscos da hipertensão arterial e seus problemas crônicos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:Acidentes
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PL de Gilmar Nascimento que institui semana de atenção e conscientização do TDAH avança na CMM
Próximo artigo Vara do Trabalho de Lábrea leva Justiça Itinerante ao interior do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

20 horas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 dia atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

3 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

5 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

5 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

5 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

5 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

6 dias atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

6 dias atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

6 dias atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?