Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: SES-AM abre 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > SES-AM abre 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Governo do Amazonas

SES-AM abre 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
Última atualização: 21 de maio de 2025
4 Min Lidos
Compartilhar

Evento promove o diálogo entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) deram início, nesta terça-feira (20/05), à 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (3ª CESTT), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. O evento, que segue até esta quarta-feira (21/05), tem como objetivo fortalecer o diálogo entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), visando à prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho.

Durante os dois dias de programação, são esperados 565 participantes, entre profissionais de saúde, prestadores de serviço, usuários do SUS e representantes dos povos indígenas, além de delegados da conferência vindos da capital e do interior do estado.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Representando o governador Wilson Lima na abertura, a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou a importância do evento como espaço de acolhimento e construção de propostas. “O SUS Amazonas é construído pelas mãos dos trabalhadores da saúde. O Governo do Amazonas está aqui para acolher todos os delegados, para que possamos realizar uma bela conferência estadual e avançar para a etapa nacional com diversas propostas”, ressaltou.

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, enfatizou que a participação da Fundação na conferência reforça o compromisso com a promoção da saúde nos ambientes laborais, por meio da vigilância em saúde do trabalhador.

“O evento é uma oportunidade estratégica para fortalecer o diálogo entre instituições, trabalhadores e usuários do SUS, com foco na construção de políticas públicas que atendam às realidades locais e promovam ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis”, destacou.

O responsável pelo Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas da Fundação, Augusto Zany, acrescentou que a reunião dos delegados das conferências municipais é estratégica para aprimorar o olhar sobre a saúde do trabalhador na realidade amazônica.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

“É fundamental a realização dessa conferência para que se amplie a compreensão sobre o contexto do nosso estado, que inclui populações ribeirinhas e indígenas, visando à prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho”, enfatizou.

Para a técnica de enfermagem Joelma Souza, representante do município de Manicoré, o encontro representa uma oportunidade de fortalecer a atuação local nas políticas públicas de saúde. “É de grande importância para o nosso município participar ativamente, trazendo propostas que possam ser aprovadas e contribuir para o fortalecimento da saúde em Manicoré”, afirmou.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Etapa Nacional

A etapa estadual antecede a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, convocada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), que será realizada em agosto deste ano. O objetivo é consolidar políticas públicas que assegurem condições dignas e seguras de trabalho em todo o país.

Coordenada pelo Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES-AM), a 3ª CESTT é um espaço democrático de escuta e construção coletiva. As propostas elaboradas durante o evento contribuirão para a formulação da Política Nacional.

O post SES-AM abre 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia novo núcleo do Pelci no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
21 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Ilumina+ Amazonas: Governador Wilson Lima vistoria envio de luminárias em LED para Borba e Uarini

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
21 de maio de 2025
Governo do Amazonas

FVS-RCP integra ação nacional para fortalecimento do cuidado à Aids avançada

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
21 de maio de 2025
Governo do Amazonas

UEA e Fuham abrem inscrições para mestrado em Ciências Aplicadas à Dermatologia

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
21 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 241 vagas de emprego para esta quarta-feira

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
21 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Ipaam autua responsável por pá-carregadeira flagrada em descarte irregular de resíduos em Iranduba

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
21 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?