Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Servidores do Centro de Memória e Cultura do TJ de Roraima realizam visita ao Arquivo Central do TJAM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Servidores do Centro de Memória e Cultura do TJ de Roraima realizam visita ao Arquivo Central do TJAM
Judiciário

Servidores do Centro de Memória e Cultura do TJ de Roraima realizam visita ao Arquivo Central do TJAM

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 24 de novembro de 2023
7 Min Lidos
Compartilhar

Entre os objetivos da visita, a equipe do TJRR pesquisou no acervo do Arquivo documentos que remontam ao período em que o estado vizinho esteve sob a jurisdição do Amazonas.


 

Servidores do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizaram nesta semana uma visita técnica ao Arquivo Central do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) com objetivo de estudar e digitalizar processos do período de 1862 a 1933, que constam do acervo do Judiciário Estadual amazonense. Em parte desse período, devido ao modelo de organização judiciária em vigor no Brasil, a região do Vale do Rio Branco (que mais tarde viria a ser o estado de Roraima) esteve sob a jurisdição do Amazonas.

O historiador Hugo de Souza Mendes e a arquivista Kathleane Martins Almeida, que integraram a equipe visitante, também conheceram, na manhã de quinta-feira (22), o Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas – CEMECJAM (antigo Palácio da Justiça), localizado na Eduardo Ribeiro – Centro de Manaus. Eles estavam acompanhados pelo servidor do Arquivo do TJAM e historiador Juarez Clementino da Silva Júnior, que integra a Comissão de Gestão da Memória do TJAM.

“A visita dos colegas de Roraima tem exatamente essa intenção de verificar o que é possível fazer em termos de patrimônio, como tratar e o que a gente pode intercambiar como, por exemplo, esses processos que estão na nossa custódia, gerados na época que o hoje estado de Roraima era jurisdição do Amazonas. É uma questão de troca de experiência e integração entre os órgãos”, explicou o servidor do TJAM.

“O Centro de Memória do TJRR foi criado para contar a história do Judiciário roraimense e durante nossas pesquisas verificamos que ela coincide, em dado momento, com a história do Amazonas e, por isso, o interesse de virmos buscar aqui os processos antigos que não temos lá”, disse a arquivista do TJRR, Katheleane.

O historiador Hugo de Sousa Mendes ressaltou que os arquivos do TJAM oferecem muito conteúdo referente à história do município de Boa Vista (capital de Roraima) aquela comarca era ligada ao Amazonas. “Tem muita coisa pertinente e muitas informações que dizem respeito a figuras importantes para o nosso Estado. Verificamos, por exemplo, que o acervo conta muito de uma história inédita para nós ao acessarmos esses documentos, conseguindo fazer análises e contextualização histórica. Esse trabalho vai nos dizer muito sobre a história da nossa cidade e do TJRR e seu funcionamento”, afirmou Hugo Mendes.

De acordo com o servidor do TJRR, eles verificaram que o processo mais antigo, do ano de 1862, indica uma das formas como foram construídas riquezas de famílias na cidade denominada à época de Freguesia de Boa Vista do Carmo, e trata do desvio de gado, que era moeda de troca da Fazenda Nacional para uma fazenda particular.

Os pesquisadores também estão em busca de informações sobre outras três ações específicas: um processo sobre um crime que ocorreu nas redondezas da Fazenda Nacional no período em que a cidade era denominada Lugar da Boa Vista; um processo de acusação de calúnia feita pelo Frei Samuel Luciane contra o capitão Bento Brasil; e por fim um processo que os pesquisadores conectam com a história da ocupação fundiária por mecanismos de grilagem e violência por parte dos que detinham a posse provisória de terras públicas em Boa Vista do Rio Branco, um massacre denominado “Crime da Nova Fazenda”.

Durante a visita ao Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas, na quinta-feira, os servidores do TJRR receberam a explicação do servidor Juarez sobre o antigo prédio do Palácio da Justiça, construído entre 1894 e 1900 e que compõe com o Teatro Amazonas o conjunto arquitetônico edificado na época da economia da borracha.

“A gente já tem uma evolução da questão da memória há algum tempo. Em 2016 apresentei um projeto para a presidência mostrando a necessidade de recuperar esse espaço de patrimônio que a gente tem aqui e a partir de 2018 iniciou um interesse maior pela Memória do Judiciário amazonense, que culminou na resolução 324/2020, que tornou possível ao Judiciário ter espaços de memória e começou-se a investir nisso. Assim, o CEMECJAM atende a outras especificidades, não somente de exposição, mas também comporta a realização de eventos culturais e lançamentos de prêmios voltados à preservação da Memória do Judiciário amazonense”, explicou Juarez Clementino Junior.

Fique por dentro

Em 1822, com a independência do Brasil em relação a Portugal, as capitanias foram transformadas em províncias. Em 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro recebe a denominação de Província do Amazonas. Antes da criação da Província do Amazonas, o governo do Grão-Pará, em 1833, estabeleceu a organização judiciária daquele estado em três comarcas: Grão-Pará, Baixo Amazonas e Alto Amazonas, esta última correspondia ao território da antiga Capitania de São José do Rio Negro, tendo como um de seus termos judiciários Barcelos, cujo território e consequentemente sua jurisdição alcançava o Vale do Rio Branco (hoje estado de Roraima). (…) Em 1889, com a proclamação da República, as antigas províncias foram transformadas em estados. (…) Em 1925, o Estado do Amazonas estava dividido em 13 comarcas, a de Rio Branco era a décima, tinha um único termo judiciário, Boa Vista, dividido por sua vez em seis distritos. (…) A constituição de 1934 instituiu a figura dos territórios federais. (…) A Carta Política de 1937, por sua vez manteve os territórios federais, como era o caso do então Território de Rio Branco – que em 1962 passou a se chamar Território Federal de Roraima – e previu que estes teriam justiça própria. Fonte: “Regionalização e o Poder Judiciário do Estado de Roraima” (Parima Dias Veras/Vilmar Antônio da Silva –  Periódicos Ufam).

 

 

 

Sandra Bezerra

Foto: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:BarcelosEstado do AmazonasManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?