O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, apresentou, na noite de terça-feira (10/11), aos servidores da Policlínica Gilberto Mestrinho a nova Carta de Serviços da unidade, que será ampliada a partir do dia 26 deste mês e passará a ser referência para pacientes vindos do interior. O fortalecimento da assistência prestada pela policlínica faz parte das ações do Programa Saúde Amazonas.
O secretário destacou na sua apresentação a importância que a policlínica tem para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) no sucesso que se pretende alcançar com o Programa Saúde Amazonas. “Um dos programas do Saúde Amazonas é exatamente a diminuição das filas de espera por atendimento de saúde e a Policlínica Gilberto Mestrinho tem um potencial grandioso de atendimento à população, que vai nos ajudar muito nessa redução das filas”, afirmou Marcellus Campêlo.
O fortalecimento dos serviços prestados pela policlínica passa também pela absorção da mão de obra de 28 profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas (CBMAM). Aprovados no concurso de 2009 do CBMAM, os bombeiros da área de saúde foram convocados pelo Governo do Estado em fevereiro deste ano.
Marcellus Campêlo esclareceu, durante a reunião de apresentação do plano, as dúvidas existentes entre os servidores da policlínica sobre como se dará essa integração com os profissionais militares. Ele ressaltou ainda que o momento é de união de forças.
“Esse movimento de chegada dos bombeiros, somando com a equipe da policlínica, causou um pouco de dúvida entre os servidores, e nós viemos esclarecer essas dúvidas. Mostramos que o Corpo de Bombeiros vem para somar e ampliar os serviços, que vão mais do que dobrar com a chegada deles. Os servidores entenderam e estão motivados”, disse.
Ampliação das especialidades – Atualmente, a policlínica oferta 14 especialidades médicas, com 30 profissionais. Nessa nova configuração da Carta de Serviços, a unidade vai ofertar atendimentos médicos em 29 especialidades, como oftalmologia, cardiologia, neurologia, ortopedia, reumatologia, endocrinologia, entre outras.
Uma das metas do novo projeto para a policlínica é ampliar sua oferta de consultas. Hoje, a unidade realiza 10,2 mil consultas por mês. O objetivo é ampliar esse número para 22 mil no primeiro mês.
Quadro de pessoal – O reforço no quadro de pessoal da policlínica também vai além da área médica. Com a ampliação dos serviços, a unidade contará com o aumento do número de profissionais de enfermagem, técnicos e do administrativo, entre outros.
A secretária executiva adjunta de Assistência Especializada da Capital, Márcia Murad, informou que, com a reorganização da rede de saúde em curso, a Policlínica Gilberto Mestrinho vai retomar a Carta de Serviços para a qual foi planejada.
“Com essas ações todas, vamos retomar o perfil da Policlínica Gilberto Mestrinho, só vamos ganhar com isso, nós, enquanto servidores, e a população, principalmente do interior, pois seremos referência para esse usuário”, disse a secretária executiva.
Agendamentos – Os agendamentos para a policlínica serão para pacientes que chegarão à unidade por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
Caso o paciente necessite de atendimento em especialidades que não estejam contempladas na Carta de Serviços da policlínica, ele será referenciado para a unidade especializada na rede de saúde de Manaus, com marcação feita pela Central Única de Regulação e Agendamentos de Exames de Consultas (CURA).
Saúde Amazonas – O Programa Saúde Amazonas, lançado pelo Governo do Estado por meio da SES-AM, tem o objetivo de reestruturar e otimizar a rede de assistência no Amazonas.
Serão implantados mais de 180 projetos de modernização da SES-AM. Entre outras metas do programa estão a ampliação de leitos, redução de filas para consultas, exames e cirurgias, e fortalecimento da transparência e controle e valorização dos servidores, melhorando a prestação dos serviços à população.