Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Serviços de saúde para alertar sobre riscos para hipertensão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Serviços de saúde para alertar sobre riscos para hipertensão
Manaus

Serviços de saúde para alertar sobre riscos para hipertensão

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Em continuidade à programação referente ao Dia Mundial de Combate à Hipertensão, comemorado em 17 de maio, a Prefeitura de Manaus intensificou a oferta de serviços e ações de educação em saúde, nesta sexta-feira, 10/5, na unidade de saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória, zona Oeste da capital.

Durante o período da manhã, os usuários do estabelecimento de saúde tiveram acesso ampliado a consultas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, palestras e rodas de conversa. A programação tem o objetivo de alertar sobre as consequências da doença crônica, que muitas vezes é silenciosa, e é agravada pelo excesso de peso e obesidade, ingestão exagerada e pelo sedentarismo. 

A diretora da USF Deodato de Miranda Leão, Rosicley Bicharra, destacou que o evento foi um sucesso porque despertou o interesse da comunidade em conhecer mais sobre a hipertensão, uma doença crônica que para ser tratada depende do envolvimento do usuário.

“A hipertensão é uma doença crônica que PODE ser tratada com hábitos alimentares, controle de situações de estresse e diminuição do sal na comida. São orientações transmitidas na nossa rotina pelos médicos, enfermeiros, pelos Agentes Comunitários de saúde (ACSs), mas que neste período ganham reforço e isso ajuda muito os usuários a ficarem mais vigilantes com a própria saúde e também com a saúde das pessoas que fazem parte do seu convívio”, acentuou a diretora.

Cuidado

Em sua palestra sobre o tema, a médica Elen Mônica Neves, que fez a apresentação na sala de espera da unidade, deu destaque aos cuidados a serem seguidos pelos jovens, principalmente os que têm pais com hipertensão. “Esses jovens precisam fazer medição da pressão pelo menos duas vezes por ano, sobretudo se o pai ou mãe têm a doença, porque o fator hereditário PODE resultar em aumento da probabilidade de ter a doença”, ensinou.

Os idosos também precisam redobrar a atenção, assegurou a médica, principalmente porque este é um mal silencioso e quando os sintomas aparecem o risco de haver prejuízo à saúde aumenta.

“Estas ações de sensibilização já fazem parte do cuidado continuado que temos com nossos pacientes, mas esta ação tem um caráter mais coletivo, o que é muito bom para enriquecer as discussões, esclarecer as dúvidas, fatores de risco e tratamento”, informou.

O autônomo Raimundo Nonato de Souza, de 61 anos, descobriu que sofria de hipertensão e diabetes em 2008, quando um dedo do pé precisou ser amputado, fato que o alertou sobre o quanto ele precisava se responsabilizar pela saúde, seguindo o tratamento e comparecendo à   USF Deodato de Miranda Leão para ser acompanhado

“Hoje eu me cuido melhor Tenho mais cuidado com a minha alimentação, faço exercício. Essas programações são muito boas para alertar a gente porque a gente passa a ter mais conhecimento”.

Além do Disa Oeste, as ações de sensibilização e fortalecimento dos serviços de saúde também já foram realizadas nas unidades de saúde dos Distritos de saúde Norte e Sul. A programação prossegue na próxima terça-feira, 14/5, na USF Adana Viana, do Disa Rural.

— — —

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Artur Barbosa/Semsa

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBpCvP

  

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus realiza interdição na avenida Constantino Nery
Próximo artigo “Sem o triciclo carregamos caixas de 60 kg nas costas”, destaca agricultora que recebeu veículo para facilitar produção

Mais notícias desta categoria

Leilão de bens inservíveis em Manaus arrecada R$ 1,004 milhão e supera previsão em 276%

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre seleção para tutor de ensino e aprendizagem do Programa de Residência em Enfermagem

8 horas atrás

Manaus oferece vacinação antirrábica animal em domicílio e em 52 pontos fixos até 29/12

8 horas atrás

Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego com atendimento presencial em 17/12 das 8h às 14h

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na zona Leste em avenidas e ruas movimentadas

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus atualiza inventário do patrimônio histórico com drones e georreferenciamento no centro antigo

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus confirma morte do servidor Francelio Gonçalves da Silva aos 66 anos

14 horas atrás

Prefeito David Almeida acompanha avanço de 75% do primeiro núcleo do novo aterro sanitário e destaca solução histórica para resíduos sólidos em Manaus

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus homologa e nomeia 127 profissionais da Guarda Municipal para ampliar segurança na cidade

1 dia atrás

Manaus realiza recuperação asfáltica em ruas de Flores, Parque 10 e Aleixo na zona Centro-Sul

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus divulga selecionados para workshops de capacitação em elaboração de projetos e portfólio profissional

1 dia atrás

Manaus inicia oferta da vacina contra o VSR em 148 unidades da Semsa pelo SUS

1 dia atrás
Operação Zero Metanol fiscaliza supermercado na zona Oeste de Manaus e inutiliza 35 quilos de carnes impróprias à venda
Prazo prorrogado para inscrições do concurso público em Manaus com 65 vagas disponíveis
Operação Trânsito Seguro intensifica fiscalização em Manaus e remove veículos irregulares na avenida General Rodrigo Otávio
Implurb completa 23 anos em Manaus com avanços no licenciamento e no planejamento urbano
Manaus intensifica despoluição visual no Centro e retira 15 toneladas de cabos obsoletos em mutirão
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?