Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Serviço Florestal participa de eventos que integram a Cúpula da Amazônia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Serviço Florestal participa de eventos que integram a Cúpula da Amazônia
BrasilMeio Ambiente

Serviço Florestal participa de eventos que integram a Cúpula da Amazônia

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) participa, dos dias 4 a 6 de agosto, do evento Diálogos Amazônicos. O evento integra a programação da Cúpula da Amazônia e seus resultados serão apresentados aos líderes reunidos na Cúpula.  Nessa sexta-feira (04), o SFB organizou, junto a parceiros, dois eventos que discutiram a bioeconomia e o manejo florestal comunitário na Amazônia.
Na parte da manhã, o diretor de fomento florestal, André Aquino, falou no evento “Diálogos sobre Cooperação Regional para a Promoção das Cadeias da Sociobioeconomia na Amazônia”, que tem por objetivo compreender as políticas e programas desenvolvidos pelos países e propor ações de cooperação regional para promover cadeias de valor da sociobioeconomia na Amazônia. André falou sobre o fomento à bioeconomia na Amazônia brasileira: “A atuação do Serviço Florestal é essencial para que o Brasil cumpra o compromisso de desmatamento zero na Amazônia até 2030. Para isso, nos engajaremos na promoção das cadeias de valor da sociobiodiversidade”.
O painel, realizado em parceria com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), foi moderado pela coordenadora-geral de bioeconomia do Serviço Florestal Brasileiro, Sandra Afonso, que destacou: “Quando falamos de Amazônia é fundamental se discutir ações de cooperação regional para o desenvolvimento da bioeconomia da floresta”.
No segundo evento, foi discutido o potencial de produção de madeira por meio do manejo de florestas comunitárias, que representam cerca de 60% das florestas públicas na Amazônia de acordo com dados do SFB. Também foi abordada a necessidade de retomada do Programa Federal de manejo florestal Comunitário e Familiar.
O painel, proposto pelo Observatório do manejo florestal Comunitário, em parceria com o SFB,  teve como tema a Importância do manejo florestal Comunitário e Familiar como Estratégia para impulsionar a bioeconomia e a conservação de florestas públicas na Amazônia brasileira. Neste painel, o diretor André Aquino destacou: “ É fundamental se discutir novas bases para o manejo florestal comunitário e familiar, o que temos chamado de manejo 2.0”. Os eventos também contaram com a parceria da Secretaria Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Cúpula da Amazônia
Nos dias 8 e 9 de agosto, acontece, em Belém/PA, a Cúpula da Amazônia. O evento contará com a presença dos chefes de Estado dos países amazônicos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Também participarão autoridades de países doadores do Fundo Amazônia. Chefes de Estados da África, Ásia e Caribe também confirmaram presença. O encontro é organizado pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A cúpula se propõe a definir diretrizes e estratégias para o desenvolvimento econômico e sustentável da região.

Tags:meio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Novo acordo vai levar assistência técnica a comunidades do Programa Bolsa Verde
Próximo artigo Marina Silva defende cooperação regional na abertura dos Diálogos Amazônicos

Mais notícias desta categoria

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

10 meses atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

10 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

10 meses atrás

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

10 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

10 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

10 meses atrás
MPAM instaura inquérito civil para investigar falta de pagamentos na contratação de viaturas pela SSP-AM
Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho
Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins
MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito
MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?