Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Serviço Florestal debate experiência de restauração na bacia do Rio Doce
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Serviço Florestal debate experiência de restauração na bacia do Rio Doce
BrasilMeio Ambiente

Serviço Florestal debate experiência de restauração na bacia do Rio Doce

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
170b04c1 37ed 4642 83fa ca549a122053

As experiências e aprendizados de toda a cadeia de recuperação florestal de propriedades rurais nas áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana-MG, foram tema de reunião entre o Serviço Florestal Brasileiro, o Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Renova. A Fundação é responsável pela reparação dos danos ambientais causados pelo rompimento, pela reconstrução das moradias e pela indenização da população afetada.
Os representantes da fundação Renova falaram sobre a curva de aprendizagem do programa de restauração florestal. O programa, que tem a meta de restaurar 40 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente e Áreas de Reserva Hídrica, e de recuperar 5 mil nascentes, abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que abrigam a bacia do Rio Doce. A fundação realizou o cadastro ambiental rural e a recuperação florestal nos moldes do Programa de Regularização ambiental em todas as propriedades rurais diretamente atingidas pelo rompimento. O estudo das áreas prioritárias foi feito em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A implementação do programa de restauração é resultado do cumprimento do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) estabelecido pela justiça para compensação dos efeitos do rompimento da barragem. Para realização deste compromisso, a fundação criou a REDE de sementes e mudas da Bacia do Rio Doce. A REDE envolve o trabalho da população local, em especial as mulheres, na coleta e beneficiamento de sementes que atendem os viveiros da região. A fundação conta com duas casas de sementes e estabeleceu parceria com 10 viveiros para suprimento da demanda de mudas geradas pelo programa de restauração. A REDE envolve cooperativas e ONGs locais, movimentos sociais, além da diversa população dos afetados, que compreende agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. O trabalho na cadeia de produção dos insumos da recuperação florestal gera renda para as famílias e aquece a economia local.
Para o diretor-geral do Serviço Florestal, Garo Batmanian, as experiências compartilhadas, em especial os gargalos enfrentados na implementação do programa, podem auxiliar o SFB e o MMA na implementação da agenda de restauração: “É necessário um plano envolvendo a indústria e o comércio para que se invista na produção dos insumos da restauração. A recuperação florestal precisa se consolidar como política de Estado, para que o mercado tenha segurança em investir no suprimento dessa demanda”, frisou o diretor.

Tags:meio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img20230706181305876 768x473 1 Comissão aprova projeto que sugere sala exclusiva para exames periciais de crianças vítimas de violência
Próximo artigo 02 AcCCA7oCC83es voltadas aCC80s mulheres e educacCCA7aCC83o saCC83o debatidas na Aleam nesta quinta feira 17 Ações voltadas às mulheres e educação são debatidas na Aleam, nesta quinta-feira (17)

Mais notícias desta categoria

WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás
GrupoTrabalhoAcolhimentoSelo 65249 LNlyYI

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

9 meses atrás
DenunciaFundoPrevidenciarioMncpSelo f29eb iEVf9I

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

9 meses atrás
GaecoOperacaoJoeiraSelo f9e91 hHN6SS

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

9 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Em Boa Vista do Ramos, MPAM reforça fiscalização para garantir segurança de trabalhadores da limpeza urbana

Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?