O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Sérgio Luis de Carvalho Xavier para exercer o cargo de coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC).A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (5/7).
Jornalista, Sérgio Xavier foi secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco. Nos últimos 5 anos, articulou o movimento Governadores pelo Clima, que tem o objetivo de acelerar a implementação do Acordo de Paris nos Estados. Também articulou a criação de Fóruns Estaduais de Mudanças Climáticas; coordenou iniciativas em defesa de energias renováveis, de regeneração de biomas e de revitalização do Rio São Francisco, além de ter formulado modelo de Cooperativas de Crédito de Carbono Integral.
O coordenador-executivo do FBMC é integrante permanente do Conselho Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), restabelecido no último dia 5 de junho, que irá acompanhar a implementação das ações e políticas públicas no âmbito do Poder Executivo relativas à Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e promover o fortalecimento da governança climática no país, agenda prioritária do governo federal.
Para a secretária Nacional de Mudança do Clima, Ana Toni, o FBMC será fundamental para garantir a participação do setor privado, sociedade civil, da academia e dos entes subnacionais na política climática brasileira.
O diretor do Departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima e ao Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, André Andrade, explicou o papel do Fórum na governança climática do país: “Em quase 23 anos, o FBMC esteve presente em momentos importantes da ação climática brasileira, mobilizando a sociedade e trazendo discussões críticas para o debate público. No novo modelo de governança climática que estamos desenhando para o país, o FBMC terá papel relevante na construção de diálogos com a sociedade e na busca de soluções para a emergência climática que enfrentamos. Por toda a sua experiência e capacidade de articulação, tenho certeza de que a liderança do Sérgio será fundamental nesse processo”, disse.
Sérgio Xavier afirmou que o FBMC vai atuar em coordenação direta com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e a Casa Civil.
“Todos os esforços serão concentrados no momento para o redesenho da estrutura de governança sobre mudança do clima no Brasil, garantindo a participação ativa de todos os setores da sociedade e conectando os fóruns estaduais e municipais”, disse Xavier.
A ministra Marina Silva destacou a trajetória de Sérgio Xavier na luta pelo meio ambiente e a parceria dele com Alfredo Sirkis, que coordenou o FBMC de 2016 a 2019 e morreu em acidente de carro em 2020.
“É simbólico que o Sérgio assuma o fórum que foi coordenado pelo grande amigo de jornada Alfredo Sirkis. Tenho a certeza de que dará continuidade ao legado de Sirkis”, disse a ministra.
O FBMC é um dos instrumentos da (PNMC). Está regulamentado pelo Decreto nº 9.082, de 26 de junho de 2017, e tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade e contribuir para a discussão das ações necessárias para enfrentar a mudança do clima, incluindo os compromissos assumidos no Acordo de Paris.