Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Sepror participa do 1º Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Sepror participa do 1º Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas
Gestão EstadualPolítica

Sepror participa do 1º Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas

Por
Última atualização: 9 de maio de 2024
5 Min Lidos
Compartilhar

Evento é uma iniciativa do Fórum Origens Amazonas, do qual a Sepror é integrante

Foto: Nailson Castro / Sepror

Na manhã desta quinta-feira (10/05), a Secretaria de Estado de produção Rural (Sepror), por meio do titular da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária de Florestal (Seapaf), Eirie Vinhote, participou da abertura do 1º WorkShop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, durante o evento Inova Brasil, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques em Manaus, uma iniciativa do Fórum Origens Amazonas, do qual a Sepror é integrante e que tem por objetivo o reconhecimento e proteção do que tem origem e do que é produzido no Estado do Amazonas.

Para Eirie Vinhote, a proteção e reconhecimento dos produtos originados no Amazonas, é uma estratégia de mercado que valoriza a cultura e a forma de produzir, agrega valor e orgulho aos beneficiários.

No Evento, o açaí de Codajás recebeu a certificação de Indicação Geográfica do Açaí de Codajás, município conhecido internacionalmente pela produção açaizeira e, a partir agora ganha selo de procedência e proteção institucional.

“Se todos que produzem no nosso estado tiverem a garantia de uso exclusivo de suas identidades/marcas, maiores serão as inciativas e os investimentos para a estruturação das cadeias do setor primário em nossa região”, explica Vinhote.

Foto: Nailson Castro / Sepror

Sobre as indicações

As Indicações Geográficas (IGs) identificam produtos originários de uma região geográfica específica, cujas qualidades, reputação ou características estão essencialmente ligadas ao local de origem e/ou produção. Esses produtos geralmente têm características únicas devido a fatores como clima, solo, métodos de produção tradicionais, entre outros.

Existem dois tipos principais de IGs. O primeiro é Indicação de Procedência (IP) usado quando o produto for originário de uma região geográfica , como por exemplo o Queijo Parmesão Reggiano da Itália, o Vinho do Porto de Portugal, O Abacaxi de Novo Remanso, O Pirarucu manejado de Mamirauá etc.

Foto: Nailson Castro / Sepror

Já a Denominação de Origem (DO), além de indicar a origem geográfica do produto, garante que o produto é produzido em conformidade com normas e especificações estabelecidas pela entidade responsável pela proteção da IG, tendo como exemplos o Champagne da França, a Tequila do México e o Guaraná de Maués.

“Todas as inciativas que venham a fortalecer nossas cadeias produtivas e incentivar o empreendedorismo no Amazonas, terão nosso apoio”, completou Eirie Vinhote.

As Marcas Coletivas (MC) por sua vez, são usadas por grupos ou associações de produtores, cooperativas ou entidades representativas para identificar produtos ou serviços provenientes de seus membros.

A principal diferença entre uma marca coletiva e uma IG é que a marca coletiva não está necessariamente vinculada a uma localização geográfica específica, mas sim a um grupo de produtores que compartilham certos padrões de qualidade, métodos de produção ou valores.

As marcas coletivas podem ser usadas para promover a qualidade, autenticidade e origem dos produtos, bem como para diferenciar os produtos de um grupo específico no mercado.

Tanto as IGs quanto as marcas coletivas desempenham um papel importante na proteção da propriedade intelectual, na promoção do desenvolvimento econômico e na preservação de tradições culturais relacionadas à produção de alimentos, bebidas e outros produtos.

Foto: Nailson Castro / Sepror

Integrantes do Fórum

Além da Sepror são integrantes do Fórum: o Ministério da Agricultura, Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Instituto Mamirauá e entidades e associações de cadeias produtivas do Estado.

O post Sepror participa do 1º Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:CodajásEmpreendedorismoEstado do AmazonasManausMaués
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?