Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Sepror e Mapa assinam Acordo de Cooperação Técnica em benefício de pescadores do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Sepror e Mapa assinam Acordo de Cooperação Técnica em benefício de pescadores do Amazonas
Gestão Estadual

Sepror e Mapa assinam Acordo de Cooperação Técnica em benefício de pescadores do Amazonas

5 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
O termo foi assinado na manhã desta segunda-feira (16/11) pelo titular da SEPROR, Petrucio Magalhães Júnior, e pelo superintendente do Mapa no Amazonas, Guilherme Pessoa – FOTOS: Divulgação/SEPROR

A Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR) e o Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa) assinaram um acordo de cooperação técnica para disponibilizar recursos humanos de estagiários a serem contratados e cedidos ao ministério, visando beneficiar pescadores do estado. O termo foi assinado na manhã desta segunda-feira (16/11) pelo titular da SEPROR, Petrucio Magalhães Júnior, e pelo superintendente do Mapa no Amazonas, Guilherme Pessoa.

Os estagiários realizarão a digitalização de 100 mil processos de pescadores que ainda se encontram em forma física no Mapa, dificultando a manutenção e gerando problemas para o acesso do pescador no Amazonas. O acordo prevê que a SEPROR disponibilize recursos humanos de estagiários e, em um segundo momento, disponibilize um equipamento para escaneamento a fim de possibilitar a digitalização de cada processo arquivado.

Petrucio Magalhães esclareceu como esse acordo vai ajudar o pescador. “Isso vai facilitar o acesso do pescador às políticas públicas do Governo Federal e do Governo estadual, e também a sua aposentadoria e todos os benefícios sociais que estão previstos para eles. Este é um acordo que beneficia o pescador artesanal, o manejador, atendendo toda a categoria do Amazonas”, afirmou ele.

“Vamos trabalhar de forma mais rápida possível para que estes arquivos sejam todos digitalizados e, assim, contatarmos de forma mais breve ainda o pescador”, complementou o secretário.

Guilherme Pessoa destacou a importância do acordo para o pescador do estado e também como isso gera um benefício para o Governo. “Esse ato assinado hoje vai permitir o acesso a dados que nós não tínhamos anteriormente, pois era inviável o processo de cada um desses 100 mil pescadores. Com isso, ele irá passar a ser um pescador registrado no Mapa”, explicou o superintendente.

A reunião contou também com a presença do secretário adjunto de Pesca e Aquicultura, Leocy Cutrim, que assinalou a importância da parceria.

“O termo tira um atraso de anos para os pescadores que deram entrada no principal benefício deles, que é o Seguro Defeso, e estes documentos estavam presos, pela falta de recursos para ser feito levantamento, encaminhado e digitalizado. Assim, saberemos se o pescador tem direito aos benefícios que estão disponíveis”, destacou Leocy Cutrim.

Os novos colaboradores terão dois anos no mínimo de contribuição, devendo ter concluído o ensino médio ou estar cursando o ensino Superior, desde que seja em curso compatível com a programação curricular estabelecida para curso.

Tags:Ensino Superior
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Seap realiza cerimônia de abertura de cursos profissionalizantes em parceria com o Consulado da Colômbia
Próximo artigo Base Arpão prende duas pessoas por transporte ilegal de eleitores em Coari

Mais notícias desta categoria

JEBs 2025: Resultados do Amazonas Impressionam

2 dias atrás

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

2 dias atrás

Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação

2 dias atrás

Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus

2 dias atrás

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

3 dias atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

3 dias atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

3 dias atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

3 dias atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

3 dias atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

4 dias atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

4 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

4 dias atrás
Natal 2025 em Manaus: Novidades Imperdíveis
Prefeito David Almeida vistoria obras essenciais
Ipem Amazonas: Embarcações que vão à COP 30
Centros de Reservação – Saneamento e Água em Parintins
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?