Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Sepror apoia monitoramento da pesca do mapará e ordenamento do manejo do pirarucu no município de Coari
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Sepror apoia monitoramento da pesca do mapará e ordenamento do manejo do pirarucu no município de Coari
Governo do Amazonas

Sepror apoia monitoramento da pesca do mapará e ordenamento do manejo do pirarucu no município de Coari

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Durante a atividade foram capturadas 80 toneladas de mapará nos lagos Mamiá e Apaurá

FOTO: Divulgação/SEPROR

A Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), com o apoio de órgãos parceiros, vem intensificando o monitoramento da pesca do mapará e a realização de oficina de ordenamento pesqueiro no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). As atividades foram organizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e apoiadas, também, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM).

A atividade de monitoramento foi realizada pelo engenheiro de Pesca João Bosco Ferreira, da SEPROR, nos lagos Mamiá e Apaurá, onde a pesca do mapará foi iniciada na primeira semana de julho.

“O monitoramento da pesca do mapará é uma das etapas da gestão da pescaria, de acordo com o Regimento Interno da Pesca nos dois lagos, e tem o objetivo de levantar dados biométricos (peso e comprimento) do pescado capturado, tamanho da malha utilizada nas redes de pesca, do número de pescadores e barcos compradores, preço de primeira comercialização e realização de estimativa da produção”, destaca Bosco.

O engenheiro acrescentou, ainda, que os dados serão analisados e utilizados para se fazer uma avaliação da pesca de 2024, visando identificar os pontos positivos e negativos, as oportunidades e o que precisar ser ajustado para a próxima pesca naquela região.

Nos locais de pesca foi identificada a ação de mais de 100 pescadores e 10 barcos compradores. Todos legalmente registrados na Secretaria de Meio Ambiente do município de Coari. No lago Mamiá foram capturadas 60 toneladas de mapará, transportadas para frigoríficos dos municípios de Codajás, Manacapuru e Tabatinga.

FOTOS: Divulgação/SEPROR

No lago Apaurá foram capturadas mais de 20 toneladas de mapará, que foram transportadas para frigorífico do município de Coari.

Manejo do Pirarucu

Ainda no município de Coari, na Comunidade Monte Horebe, aconteceu uma oficina sobre manejo de pesca envolvendo os profissionais daquela região, situada na margem esquerda do rio Solimões, dando continuidade ao processo de elaboração de acordo de pesca para credenciar a área para a realização do manejo de pirarucu.

“Os comunitários estão ansiosos para que essa atividade seja desenvolvida naquela área, o que proporcionará nova oportunidade de geração de renda sustentável naquele município”, disse ainda Bosco Ferreira.

Potencial econômico do mapará

Por sua vez, o chefe do departamento de pesca e aquicultura da SEPROR, Márcio Pinheiro, informou que as atividades de pesca ordenada do mapará no Lago do Rei, no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros da capital) foram concluídas. As atividades iniciaram na segunda quinzena de março com a participação de mais de 360 embarcações, devidamente cadastradas na prefeitura local, totalizando mais de 300 toneladas de pescado capturados, oportunizando mais de R$ 1,5 milhão para mais de 700 pescadores.

FOTOS: Divulgação/SEPROR

“A atividade no município marcou a abertura da pesca do mapará no estado, envolvendo 14 barcos frigoríficos de sete compradores, com o produto sendo encaminhado a frigoríficos de Manaus e Manacapuru, onde é beneficiado e em seguida comercializado para estados como Goiás, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Bahia”, disse Márcio Pinheiro.

O post Sepror apoia monitoramento da pesca do mapará e ordenamento do manejo do pirarucu no município de Coari apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasCareiroCareiro da VárzeaCoariCodajásManacapuruManausmeio ambienteTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ADS capacita produtores para beneficiamento de pescado na zona rural de Manaus
Próximo artigo Dia Regional da Conciliação acontece em 23 de agosto no TRT-11

Mais notícias desta categoria

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas apresenta balanço da operação que extinguiu incêndio no Distrito II

9 horas atrás

‘Um Convívio Sem Violência’: projeto do Governo do Amazonas promove reconstrução de vínculos e proteção à pessoa idosa

13 horas atrás

“Luz, Câmera, Ação”: Oficinas gratuitas promovem formação audiovisual com foco na ficção amazonense

13 horas atrás

Mais de 62% dos municípios amazonenses reduziram ou não registraram crimes de homicídios durante o 1º semestre de 2025

13 horas atrás

Sine Amazonas divulga 150 vagas de emprego para esta sexta-feira

14 horas atrás

Em Apuí, governador Wilson Lima realiza investimentos em obras viárias e iluminação pública em LED

14 horas atrás

IML busca por familiares de homem que morreu no SPA do São Raimundo, em Manaus

14 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (07/08)

15 horas atrás

Selo Unicef: Lábrea e Humaitá recebem projeto-piloto do Programa Dignidade Menstrual

16 horas atrás

Bolsistas apresentam resultados de pesquisa na 14ª Jornada Científica do Paic/FCecon

16 horas atrás

Manaus recebe espetáculo inédito dos Touros de Barreirinha no Largo de São Sebastião, neste sábado

17 horas atrás

Em menos de 48 horas, Corpo de Bombeiros do Amazonas elimina todos os focos de incêndio da ocorrência nas empresas do Distrito Industrial 2

17 horas atrás
Governador Wilson Lima inaugura unidade do GCIP em Apuí e reforça combate a incêndios no sul do Amazonas
Vítima de incêndio em fábrica recebe cuidados no Centro de Tratamento de Queimados do HPS 28 de Agosto
Programa do Governo do Amazonas, Prosamin+ é finalista em prêmio internacional considerado o ‘Oscar da Infraestrutura’
Instituto da Mulher Dona Lindu promove ações do Agosto Dourado, em defesa do aleitamento materno
Ciama reforça apoio técnico aos municípios durante o Fórum Amazonas +Municípios
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?