Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Semsa promove curso sobre estratégia de Prevenção Combinada às ISTs, HIV e Hepatites Virais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Semsa promove curso sobre estratégia de Prevenção Combinada às ISTs, HIV e Hepatites Virais
Manaus

Semsa promove curso sobre estratégia de Prevenção Combinada às ISTs, HIV e Hepatites Virais

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A estratégia de Prevenção Combinada às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais foi o tema do curso realizado na tarde desta sexta-feira, 19/04, no Complexo de saúde Oeste, da Prefeitura de Manaus, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, direcionado para profissionais que atuam nas Unidades de saúde da zona Oeste de Manaus, entre Agentes Comunitários de saúde (ACSs), técnicos de enfermagem, assistentes sociais e equipe de recepção.

Coordenada pelo Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), a programação foi a primeira de uma série de oito turmas para qualificação de profissionais em relação à estratégia de prevenção combinada, que associa diferentes métodos de prevenção, considerando as características individuais, o estilo e momento de vida de cada pessoa.

Na Semsa, a prevenção combinada é realizada a partir da utilização de métodos como a testagem regular para o HIV, sífilis e Hepatite B e C; a prevenção da transmissão vertical (que ocorre quando gestante transmite a infecção para o bebê na gestação, parto e amamentação); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B, e vacina contra o vírus HPV; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); a Profilaxia Pós-Exposição (PEP); distribuição de preservativos; tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV; e educação em saúde.

De acordo com a enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, técnica do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais, o curso é uma oportunidade de ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde para que possam orientar melhor a população sobre as formas de prevenção.

“Existem usuários que chegam na unidade de saúde e que não sabem, por exemplo, o que é PrEP. E são os profissionais de saúde que podem repassar as informações corretas sobre os serviços e informar onde estão disponíveis”, destacou Rita de Cássia.

O ACS Luiz Portela, servidor da UBS Parque das Tribos que participou da capacitação, destacou a importância do curso abordando a prevenção combinada, especialmente para os novos servidores.

“Comecei a trabalhar no dia 04 de março deste ano, e tem outros servidores que também estão iniciando o trabalho na Semsa. Por isso, a equipe da UBS tem participado de treinamentos em diferentes turmas.

A maioria ainda não tem muita experiência em campo, então todo o acervo que a gente tem com o treinamento, a gente leva para quando for necessário. Algumas situações a gente já viu em campo, mas não conhece a nomenclatura, o termo técnico, como é o caso da prevenção combinada. É com o treinamento que a gente vai conseguindo associar tudo”, afirmou Luiz Portela.

Para o curso, a Semsa organizou oito turmas com 30 profissionais, organizadas de acordo com a demanda dos Distritos de saúde (Disa) Leste, Oeste, Norte, Sul e Rural. A próxima etapa vai acontecer nos dias 23 e 25 de abril, direcionada para profissionais do Disa Sul. A programação deverá ser encerrada no dia 28 de maio, com curso para profissionais do Disa Norte.

  

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Operação Libertatis: Polícia Civil prende casal e desarticula laboratório de drogas em Silves
Próximo artigo Finanças do município define crescimento de 10% na arrecadação

Mais notícias desta categoria

Encontro intergeracional entre alunos e idosos na FDT

9 horas atrás

Reunião para alinhar o lançamento do ‘Programa Escola de Transporte’

9 horas atrás

Manaus pode sediar Câmara do Brics

11 horas atrás

Obra e recuperação da galeria subterrânea no bairro Compensa

11 horas atrás

Prefeitura abre campanhas “Outubro Rosa” e “Outubro Verde”

12 horas atrás

PMM ergue monumento em homenagem às vítimas da Covid-19

12 horas atrás

Alunos do 9º ano participam do ‘Viradão Saeb’ 2025

12 horas atrás

Limpeza e desobstrução em caixa coletora na avenida Dom Pedro

12 horas atrás

Creche da Prefeitura de Manaus realiza ‘1ª Mostra de Arte Amazônia em Telas’

13 horas atrás

Creche da Prefeitura de Manaus encerra ‘Semana da Criança’

14 horas atrás

Prefeitura e Yamaha levam conscientização aos colaboradores

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus moderniza sistema de drenagem profunda no bairro Coroado

15 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa com alunos
PMM acelera licenciamento urbano e investe em inovação
Prefeitura de Manaus atua em contenção de igarapé no Alvorada
Prefeitura leva ‘Procon Manaus nos Bairros’ para o Redenção
Prefeitura de Manaus revitaliza rua Carbonita e melhora mobilidade no Parque 10
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?