Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Semsa promove curso sobre estratégia de Prevenção Combinada às ISTs, HIV e Hepatites Virais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Semsa promove curso sobre estratégia de Prevenção Combinada às ISTs, HIV e Hepatites Virais
Gestão EstadualGestão Municipal

Semsa promove curso sobre estratégia de Prevenção Combinada às ISTs, HIV e Hepatites Virais

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Abril 19 Prevencao Combinada 2 AWyn5Z

A estratégia de Prevenção Combinada às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais foi o tema do curso realizado na tarde desta sexta-feira, 19/04, no Complexo de Saúde Oeste, da Prefeitura de Manaus, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, direcionado para profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da zona Oeste de Manaus, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), técnicos de enfermagem, assistentes sociais e equipe de recepção.

Coordenada pelo Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a programação foi a primeira de uma série de oito turmas para qualificação de profissionais em relação à estratégia de prevenção combinada, que associa diferentes métodos de prevenção, considerando as características individuais, o estilo e momento de vida de cada pessoa.

Na Semsa, a prevenção combinada é realizada a partir da utilização de métodos como a testagem regular para o HIV, sífilis e Hepatite B e C; a prevenção da transmissão vertical (que ocorre quando gestante transmite a infecção para o bebê na gestação, parto e amamentação); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B, e vacina contra o vírus HPV; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); a Profilaxia Pós-Exposição (PEP); distribuição de preservativos; tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV; e Educação em Saúde.

De acordo com a enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, técnica do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais, o curso é uma oportunidade de ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde para que possam orientar melhor a população sobre as formas de prevenção.

“Existem usuários que chegam na Unidade de Saúde e que não sabem, por exemplo, o que é PrEP. E são os profissionais de saúde que podem repassar as informações corretas sobre os serviços e informar onde estão disponíveis”, destacou Rita de Cássia.

O ACS Luiz Portela, servidor da UBS Parque das Tribos que participou da capacitação, destacou a importância do curso abordando a prevenção combinada, especialmente para os novos servidores.

“Comecei a trabalhar no dia 04 de março deste ano, e tem outros servidores que também estão iniciando o trabalho na Semsa. Por isso, a equipe da UBS tem participado de treinamentos em diferentes turmas.

A maioria ainda não tem muita experiência em campo, então todo o acervo que a gente tem com o treinamento, a gente leva para quando for necessário. Algumas situações a gente já viu em campo, mas não conhece a nomenclatura, o termo técnico, como é o caso da prevenção combinada. É com o treinamento que a gente vai conseguindo associar tudo”, afirmou Luiz Portela.

Para o curso, a Semsa organizou oito turmas com 30 profissionais, organizadas de acordo com a demanda dos Distritos de Saúde (Disa) Leste, Oeste, Norte, Sul e Rural. A próxima etapa vai acontecer nos dias 23 e 25 de abril, direcionada para profissionais do Disa Sul. A programação deverá ser encerrada no dia 28 de maio, com curso para profissionais do Disa Norte.

   

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior IMG 7199 1024x683 5mFXP0 Finanças do município define crescimento de 10% na arrecadação
Próximo artigo Abril 19 UNIDADES MOVEIS SAUDE DA MULHER 3 VYq3wl Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem nas zonas Norte e Oeste

Mais notícias desta categoria

UGPE OFICINA DE CHOCOLATE FOTO TIAGO CORREA UGPE01 1024x683 1

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

8 horas atrás
Novas Viaturas Tiago Correa 5 1024x682 1

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

1 dia atrás
tarifa do Zona Azul

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

1 dia atrás
VOLUME DE DROGAS APREENDIDO PELO AMAZONAS EM 2025 E O MAIOR EM RELACAO AOS ULTIMOS 10 ANOS FOTOS ERLON RODRIGUES PC AM BEATRIZ SAMPAIO PC AM DIEGO PERES SECOM DIVULGACAO PMAM 4 1024x576 1

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

2 dias atrás
SEAS CENTROS DIVULGACAO 5 1024x682 1

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

4 dias atrás
UGPE REGIONALIZACAO DO SANEAMENTO NO AMAZONAS FOTO TIAGO CORREA UGPE 04 1 1 1024x683 1

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

5 dias atrás
Procon AM Notificacao Cinema 1024x689 1

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

5 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 17 at 093549 1024x682 1

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

6 dias atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás
564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
Deputado Mario Cesar Filho presidente da CDC anuncia nova edicao da E28098Operacao Limpa Nome Foto Leandro Cardoso 1024x684 Jj934Q

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

PL que institui Semana Municipal de Adoção Tardia de Crianças e Adolescentes, é aprovado na CMM

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

Projeto de Dr. Daniel que considera associação católica de Utilidade Pública, é aprovado na CMM

Em tempo recorde, prefeitura conclui obra na Mário Ypiranga

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?