Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Semsa Manaus lança podcast com temas da área da Saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Semsa Manaus lança podcast com temas da área da Saúde
Manaus

Semsa Manaus lança podcast com temas da área da Saúde

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Com o objetivo de ampliar os canais de interlocução com a população e contribuir para o conhecimento e a prática de medidas de bem-estar e prevenção de doenças, a Secretaria Municipal de saúde (Semsa) lança nesta quinta-feira, 15/6, o podcast “Bora Falar de saúde?”, que trata, em seu primeiro episódio do tema Hanseníase. O programa poderá ser acessado pelas principais plataformas de podcast, como Spotify, Deezer e Google Podcast, e também pelo canal oficial da Semsa no Youtube.

A criação do podcast integra o conjunto de estratégias criadas pela Diretoria de Comunicação da Semsa para ampliar e diversificar o conjunto de canais utilizados pela secretaria para orientar, esclarecer e sensibilizar a população quanto às questões de saúde pública. O projeto faz parte do Plano Municipal de saúde 2022-2025, e visa disponibilizar conteúdo qualificado sobre temas específicos da área, aumentar a visibilidade da Semsa e seus especialistas junto aos públicos interessados neste campo e garantir que a secretaria acompanhe as tendências do cenário contemporâneo.

Os programas, em formato de bate-papo com 30 minutos a uma hora de duração, serão apresentados pela secretária municipal de saúde,  Shádia Fraxe, médica especialista em Medicina da Família e Comunidade, e contarão com um ou dois profissionais convidados. Cada episódio terá, ainda, dois quadros fixos: o “Espia Só”, com aspectos históricos e curiosidades sobre o tema, e o “Fala, Especialista”, por meio do qual a população participa com perguntas.

No primeiro episódio, intitulado “Hanseníase, um Mal Milenar”, participam da conversa a médica dermatologista Rosa Corrêa e a chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase, enfermeira Ingrid Santos. Ao longo do programa as três analisam por que a hanseníase, que é uma doença milenar, segue como um desafio para a saúde pública no Brasil e no mundo e, além disso, abordam sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e o estigma que acompanha as pessoas afetadas pela doença.

Shádia Fraxe explica que a ideia do podcast, que terá periodicidade mensal, é levar informação aprofundada sobre temas de interesse público, com linguagem simples. “Por isso escolhemos o nome ‘Bora Falar de saúde?’, que é um convite informal ao bate-papo”, ressaltou.

Ela destacou que, por meio do podcast, a secretaria quer que os ouvintes tenham acesso a informações adicionais, ditas de modo descontraído, sobre uma série de assuntos relevantes. ”Com isso, esperamos que a Semsa possa contribuir com mais esclarecimento sobre a saúde e também com maior adesão da população a boas condutas de prevenção e tratamento de doenças”, disse.

A secretária acrescenta que o podcast é uma ferramenta de comunicação com número crescente de consumidores no mundo e deve ser visto, inclusive pelo poder público, como uma oportunidade de ampliar as estratégias de comunicação com nichos de usuários interessados em temas relativos à prestação de serviços ao cidadão, à governança pública e a campos específicos de atuação governamental, como a saúde.  

“O prefeito David Almeida tem incentivado o aprimoramento das formas de nos comunicarmos com nossos usuários e a gestão municipal vem trabalhando em projetos e na consolidação dessa e de outras ferramentas que aproximam o cidadão da instituição”, salientou Shádia Fraxe.

Os episódios do “Bora Falar de saúde?”, inicialmente gravados, começaram a ser produzidos neste semestre. De acordo com o planejamento da Semsa, o próximo programa deve entrar no ar no dia 14 de julho, com o tema “Pré-natal: Cuidado que Garante saúde”, e o seguinte, no dia 15 de agosto, com o tema “A pólio e os riscos de reintrodução do vírus no país”.

— — —

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputado Felipe Souza solicita a implementação de escritórios físicos próprios do CETAM no interior do estado
Próximo artigo Deputados da Assembleia Legislativa propõem diálogo entre governo e professores

Mais notícias desta categoria

Prefeitura e Abrasel-AM abrem inscrições para participação gastronômica no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

6 horas atrás

‘Mutirão no Centro’ da prefeitura atende a pedido antigo de feirantes e nivela calçada que serve de estacionamento na Manaus Moderna

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras de recuperação asfáltica do ‘Plano de Verão’ na zona Oeste

7 horas atrás

Prefeitura alerta para mitos sobre o aleitamento materno

9 horas atrás

Reforço na sinalização em três bairros durante fim de semana

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus sedia encontro regional da UNCME

10 horas atrás

Prefeitura realiza fiscalização para coibir estacionamento irregular em zonas Centro-Sul e Oeste de Manaus

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para ‘Municipíadas da EJA 2025’

11 horas atrás

Novo ACMF chega a quase 11 mil metros quadrados licenciados

11 horas atrás

Sine Manaus oferta 344 vagas de emprego nesta terça–feira, 12/8

13 horas atrás

Esap Manaus participa de encontro nacional em Salvador

14 horas atrás

Prefeitura aciona concessionária para serviço de recuperação do talude no parque dos Bilhares

14 horas atrás
Prefeitura de Manaus encaminha 49 trabalhadores para vagas fora do Estado em parceria com a Minerva Foods
Mais de 20 equipes participaram da 1ª rodada de futsal dos Jogos de Integração dos Servidores da Semed
Prefeitura de Manaus notifica aplicação de lambe-lambe em flagrante e aciona empresas
‘Mutirão no Bairro’ no Centro recolhe mais de 520 toneladas de lixo e reforça limpeza urbana na primeira semana
Prefeitura mobiliza 500 servidores e oferece programação religiosa e cultural nos campos santos da capital neste domingo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?