A Secretaria Municipal de saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, teve dois trabalhos premiados na 18ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), em Brasília. O evento do Ministério da saúde ocorreu de 14 a 17/4, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal, reconhecendo iniciativas e experiências voltadas ao aprimoramento do Sistema Único de saúde (SUS).
Dois trabalhos produzidos por profissionais da Diretoria de Inteligência de Dados (DID) da Semsa, na modalidade Relato de Experiência, foram premiados. Um deles foi “Evidências para decisões em saúde: fortalecimento da informação em saúde pública a partir da experiência da Secretaria Municipal de saúde de Manaus/AM na elaboração da Análise de Situação em saúde”, que ficou em 3º lugar na área Iniciativas para o Enfrentamento à Desinformação em saúde Pública.
Outro contemplado na Mostra Competitiva do evento foi “Sistema Águia: integração de dados para qualificação do cadastro e fortalecimento da vigilância de óbitos na APS de Manaus”, premiado em 3º lugar na área Sistemas de Informação, transformação digital e Melhoria da Qualidade das Informações em saúde.
Para a titular do DID, Sanay Pedrosa, a premiação dos trabalhos é um reconhecimento importante, dando validação a iniciativas inovadoras desenvolvidas pela Semsa Manaus e posicionando a secretaria em nível nacional no tocante à qualidade dos trabalhos e dos serviços de saúde.
“É gratificante trazer prêmios para a secretaria, pois nós trabalhamos incansavelmente para ofertar bons serviços, que contribuam para o SUS na área da ciência, da inovação, da tecnologia, e que possam ser conhecidos e aplicados nos serviços da saúde em outros municípios e estados”, celebra a diretora.
A chefe da Divisão de Inteligência Epidemiológica da DID, Gleina Assis, recebeu a premiação da ExpoEpi pelo 3º lugar na área Iniciativas para o Enfrentamento à Desinformação em saúde Pública. Em seu relato, ela destacou a construção da Análise da Situação da saúde da Semsa, que envolveu técnicos e gestores de toda a secretaria, no ano passado, na elaboração de um amplo levantamento sobre a saúde no município.
Gleina conta que foram selecionados três trabalhos em cada uma das dez áreas temáticas da Mostra Competitiva da ExpoEpi, totalizando 30 concorrentes. “Desses, dois foram da DID, e isso para nós já foi motivo de comemoração. E participar do evento é uma experiência muito rica, pois além de se apresentar, você conhece experiências do Brasil todo, de diversas localidades, da gestão ao trabalho de ponta na saúde”, diz.
Também premiado na ExpoEpi, o programador de computador da Gerência de Inteligência de Dados da DID, Gustavo Henrique da Silva e Silva, destacou em sua apresentação os resultados positivos obtidos pela Semsa na área da Vigilância de Óbitos, por meio do Sistema Águia. O sistema desenvolvido pela DID permite a correção de inconsistências nos registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e no Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS PEC), do Ministério da saúde.
Gustavo relata que participar da ExpoEpi foi marcante, tendo sido sua primeira vez na apresentação de um trabalho num grande evento. “Foi tudo NOVO para mim, gostei bastante da experiência. Apresentar para uma grande plateia, ao lado de doutores, mestres, pessoas talvez com mais tempo de trabalho do que eu tenho de idade, foi muito incrível. Terminamos em terceiro lugar, mas apenas ter ido ao evento para mim foi uma vitória”, declara.
Além da certificação para os servidores, a Semsa será contemplada no valor de R$ 40 mil, sendo R$ 20 mil referente a cada trabalho premiado em 3º lugar na Mostra Competitiva da ExpoEpi, na modalidade Relato de Experiência.
A Semsa teve mais dois Relatos de Experiência selecionados na Mostra Competitiva da 18ª ExpoEpi, sendo eles “O monitoramento da situação de saúde em áreas indígenas de difícil acesso durante a estiagem amazônica de 2024”, apresentado pela enfermeira Anny Beatriz Andrade, do Distrito de saúde Rural da Semsa; e “Surto de malária por plasmodium falciparum na comunidade ribeirinha Costa do Jatuarana, Rio Amazonas, na zona rural de Manaus”, defendido pela enfermeira Patrícia Cabral e Silva, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da saúde do trabalhador (Dvae).
Evento
A ExpoEpi é realizada pela Secretaria de Vigilância em saúde e Ambiente do Ministério da saúde (SVSA/MS), com o objetivo de valorizar as iniciativas que contribuem para o aprimoramento das políticas públicas e para o fortalecimento de uma vigilância em saúde mais responsiva, equitativa e resiliente.
Em sua 18ª edição, a mostra trouxe na programação reuniões, oficinas, mesas-redondas, mostras e compartilhamento de experiências. O evento prestou ainda homenagem a 19 personalidades e instituições de destaque no campo da saúde pública, dentre elas a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
Além dos Relatos de Experiência, a Mostra Competitiva do evento teve trabalhos em outras três modalidades: Trabalhos Técnico-Científicos, para monografias, dissertações, teses e trabalhos de residência em saúde coletiva e áreas afins; Relatos de Intervenção Social, para movimentos sociais com atuação na área da saúde; e Pesquisas Científicas (Mais Ciência para o SUS), para pesquisadores vinculados a instituições de ensino ou pesquisa sem fins lucrativos.

— — —
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa e Laudemiro Bezerra e Zeca Miranda/SVSA-MS


