Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Semsa Manaus cria grupo de trabalho para fortalecer estudos sobre a situação da saúde na capital
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Semsa Manaus cria grupo de trabalho para fortalecer estudos sobre a situação da saúde na capital
Manaus

Semsa Manaus cria grupo de trabalho para fortalecer estudos sobre a situação da saúde na capital

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), realizou, na manhã desta terça-feira, 1º/4, o primeiro encontro do Grupo de trabalho (GT) criado com o objetivo de elaborar uma Análise da Situação de saúde do município.

Coordenado pela Gerência de Análise de Situação de saúde da Diretoria de Inteligência de Dados (DID), o grupo reúne 60 gestores e técnicos de diversas áreas, que vão atuar de forma integrada para levantar desde doenças mais prevalentes até fatores sociais, ambientais e econômicos que afetam a saúde da população.

As atividades do grupo vão resultar em uma visão ampliada da realidade epidemiológica do município, de modo a fundamentar políticas e ações voltadas às necessidades dos usuários do Sistema Único de saúde (SUS).

A diretora de Inteligência de Dados da Semsa, Sanay Pedrosa, relata que o departamento trabalha rotineiramente na produção de estudos e levantamentos de forma a subsidiar as decisões da gestão municipal da saúde, visando a melhoria e a eficiência dos serviços da atenção primária. Com o GT, ela explica, esse processo ocorrerá de forma integrada, em conjunto com as diferentes áreas técnicas da pasta.

“O grupo busca articular esses diferentes setores e suas equipes para, de forma colaborativa, produzir essa análise, que vai subsidiar as ações da Semsa e de outras secretarias, que poderão se valer das informações ali contidas”, assinala.

Encontros

Após o primeiro encontro, realizado na sede da Semsa, o GT terá reuniões semanais a quinzenais com um subgrupo de técnicos que vai atuar na coleta e análise de dados, a serem validados pelas áreas técnicas nos encontros mensais, com todos os participantes, para apresentação e avaliação conjunta dos resultados. As atividades do grupo têm duração prevista de seis meses, prorrogáveis por mais seis.

Conforme o gerente de Análise da Situação de saúde da Semsa, Alexandre Inomata, os estudos do GT serão baseados em dados epidemiológicos, demográficos e de acesso à saúde. As análises, ele aponta, seguem as diretrizes do Ministério da saúde e devem subsidiar a gestão da saúde em seus planejamentos e decisões.

“Essa ação integra um esforço maior de modernização e aprimoramento da REDE pública de saúde, alinhando as necessidades locais às diretrizes do SUS”, salienta o gerente.

Nessa linha, aponta Alexandre, o relatório técnico a ser elaborado pelo grupo de trabalho da Semsa tem como proposta subsidiar o Plano Municipal de saúde, contemplando estratégias e políticas voltadas à realidade de Manaus, com ações articuladas e integradas de proteção, promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Oposição mantém obstrução da pauta para forçar votação da anistia; PT defende pauta econômica
Próximo artigo Projeto ‘Cultura Ativa’ da Prefeitura de Manaus leva espetáculo teatral para idosos residentes da Fundação Doutor Thomas

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida participa da troca de comando do CMA e reafirma compromisso de cooperação com as Forças Armadas

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus tem representação em fórum nacional realizado em Recife

9 horas atrás

Prefeitura alinha início de obras para reabertura ao tráfego de veículos de quatro ruas históricas do centro de Manaus

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça rede de proteção e inclusão para pessoas em situação de rua

12 horas atrás

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam de palestra da comissão “OAB Vai à Escola” sobre bullying e cyberbullying

12 horas atrás

Prefeito David Almeida recebe delegações de 15 países para mostrar modelo inovador que atende 250 mil alunos e valoriza a agricultura familiar

13 horas atrás

Prefeitura segue com a implantação e revitalização de sinalização viária em Manaus

13 horas atrás

Manaus tem médio risco para doenças transmitidas pelo Aedes

14 horas atrás

Sine Manaus oferta 337 vagas de emprego nesta quarta–feira, 20/8

16 horas atrás

Termo de cooperação entre IMMU e Ageman vai agilizar soluções para a mobilidade urbana em Manaus

16 horas atrás

Demolição voluntária de fechamento de rua no Águas Claras

16 horas atrás

Prefeitura prepara o Centro para receber ‘Faixa Liberada’

17 horas atrás
Sinalização na avenida Silves e em vias estratégicas de Manaus
Nomeação de mais 13 profissionais no concurso da Semsa
Prefeito David Almeida dá início ao ‘2º Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal de Manaus’
Artesanato ganha protagonismo no ‘#SouManaus 2025’
Sine Manaus oferta 358 vagas de emprego nesta terça-feira, 19/8
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?