Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Semsa apresenta ao Conselho Municipal de Saúde mudança temporária no fluxo de exames laboratoriais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Semsa apresenta ao Conselho Municipal de Saúde mudança temporária no fluxo de exames laboratoriais
Manaus

Semsa apresenta ao Conselho Municipal de Saúde mudança temporária no fluxo de exames laboratoriais

11 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Durante a 3ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal de saúde (CMS/Manaus), realizada na quarta-feira, 26/3, no auditório do Complexo de saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, a Secretaria Municipal de saúde (Semsa) apresentou as mudanças temporárias no fluxo para a realização de exames laboratoriais na REDE municipal.

Desde o dia 17 de março, devido à mudança da empresa fornecedora de equipamentos e insumos para análises clínicas nos serviços dos laboratórios na REDE municipal de saúde, o agendamento de todos os exames laboratoriais passou a ser feito temporariamente por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).

A apresentação, conduzida por representantes da diretoria de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico da Semsa, foi direcionada para os conselheiros municipais de saúde, representantes dos segmentos de trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de saúde (SUS), esclarecendo, porque houve a necessidade da paralisação temporária dos atendimentos dos Laboratórios Distritais Norte, Sul, Leste e Oeste, e Postos de Coleta, assim como o estágio atual do processo de transição e a previsão de retorno dos serviços.

O subsecretário de gestão administrativa e Planejamento da Semsa, Nagib Salem, acompanhou a apresentação e explicou que o processo está em fase final de transição, com os Laboratórios Distritais passando por melhorias na estrutura física, recebendo equipamentos novos e mais modernos, e com atualização de um NOVO Sistema de Gerenciamento Laboratorial.

“A previsão é que os Laboratórios Distritais Sul e Norte retomem a oferta de serviços ainda no mês de abril, o que já vai permitir absorver a demanda de Manaus como um todo, retomando a realização dos exames laboratoriais solicitados nas Unidades de saúde da REDE municipal. Quando houver a retomada dos dois laboratórios distritais em abril, o Laboratório Sul vai oferecer suporte para as Unidades de saúde da zona Leste e o Laboratório Norte vai atender a demanda das zonas Oeste e rural”, afirmou Nagib Neto.

O subsecretário lembrou ainda que a Semsa está em processo para ampliar a realização dos exames laboratoriais nas Unidades Fluviais de saúde e na Maternidade Moura Tapajós, e que todos os serviços dos laboratórios devem retomar o fluxo normal de atendimento até o final do mês de maio.

“A Semsa procura sempre divulgar com antecedência as mudanças no fluxo de atendimento, e apresentação na Assembleia Ordinária do CMS, que acontece mensalmente, é uma oportunidade para explicar de forma mais aprofundada todos os procedimentos que estão sendo realizados, para que os conselheiros compreendam o processo como um todo e ajudem a esclarecer as dúvidas da população”, explicou o subsecretário.

Orientações

Para os usuários das Unidades de saúde que tiverem solicitações de exames, a orientação atual é procurar o posto de atendimento do Sisreg, na própria unidade. As coletas para o diagnóstico de doenças de notificação compulsória, como tuberculose, dengue e hanseníase, continuam a ser feitas em 100 postos de coleta.

A diretora de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico da Semsa, a conselheira de saúde Ângela Loureiro, ressaltou que os conselheiros, entendendo melhor o processo de transição, podem atuar como multiplicadores das informações para orientar melhor a população. “Os usuários que procuram atendimento não estão deixando de ser acolhidos nas Unidades de saúde da REDE municipal. Nesse período de transição, todos estão sendo acolhidos e as demandas inseridas no Sisreg”, garantiu Ângela Loureiro.

— — —
Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Foto – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus é destaque durante 20ª reunião do CMT
Próximo artigo Governo ressalta importância da participação dos municípios nas políticas públicas ambientais

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus inicia reconstrução da passarela Santos Dumont na avenida Torquato Tapajós nesta segunda

12 horas atrás

Implurb reforça planejamento urbano de Manaus com licenciamento, obras e inovação institucional

12 horas atrás

Manaus realiza audiência pública para elaborar Plano Municipal de Saneamento Básico integrando água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui obra de ponte na rua José Faustino e amplia acessibilidade no Colônia Santo Antônio

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação de drenagem na avenida Duque de Caxias após intervenção inadequada da concessionária

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera sistema de drenagem profunda na rua Isaura Barroncas após rompimento por chuvas

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na avenida São Jorge para melhorar a mobilidade urbana

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça manutenção asfáltica na avenida Rodrigo Otávio, Japiim, nesta segunda-feira

14 horas atrás

Manaus passa a ter representação direta no Comitê Gestor do IBS após posse virtual de 81 gestores municipais

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança em drenagem e contenção na avenida Autaz Mirim para restabelecer trafegabilidade

16 horas atrás

Prefeito David Almeida apresenta mensagem governamental com balanço e prioridades de Manaus para 2026–2028

16 horas atrás

Manaus registra 171 inscrições para 4ª Mostra Manaus, Aqui tem SUS e amplia participação em 43,7%

16 horas atrás
Profissionais de Manaus têm até 10/2 para pagar a segunda parcela do ISS Fixo com desconto de 2%
Segunda parcela do ISS Fixo 2025 vence nesta terça-feira
Atletas de Manaus conquistam cinco ouros e uma prata no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Crianças 2026 no Rio de Janeiro
Prefeitura de Manaus investe no esporte de base e celebra resultados positivos de atletas
Prefeitura de Manaus alerta para risco de aumento da transmissão de malária durante o Carnaval e feriados prolongados
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?