Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Semsa apresenta ao Conselho Municipal de Saúde mudança temporária no fluxo de exames laboratoriais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Semsa apresenta ao Conselho Municipal de Saúde mudança temporária no fluxo de exames laboratoriais
Manaus

Semsa apresenta ao Conselho Municipal de Saúde mudança temporária no fluxo de exames laboratoriais

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Durante a 3ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal de saúde (CMS/Manaus), realizada na quarta-feira, 26/3, no auditório do Complexo de saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, a Secretaria Municipal de saúde (Semsa) apresentou as mudanças temporárias no fluxo para a realização de exames laboratoriais na REDE municipal.

Desde o dia 17 de março, devido à mudança da empresa fornecedora de equipamentos e insumos para análises clínicas nos serviços dos laboratórios na REDE municipal de saúde, o agendamento de todos os exames laboratoriais passou a ser feito temporariamente por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).

A apresentação, conduzida por representantes da diretoria de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico da Semsa, foi direcionada para os conselheiros municipais de saúde, representantes dos segmentos de trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de saúde (SUS), esclarecendo, porque houve a necessidade da paralisação temporária dos atendimentos dos Laboratórios Distritais Norte, Sul, Leste e Oeste, e Postos de Coleta, assim como o estágio atual do processo de transição e a previsão de retorno dos serviços.

O subsecretário de gestão administrativa e Planejamento da Semsa, Nagib Salem, acompanhou a apresentação e explicou que o processo está em fase final de transição, com os Laboratórios Distritais passando por melhorias na estrutura física, recebendo equipamentos novos e mais modernos, e com atualização de um NOVO Sistema de Gerenciamento Laboratorial.

“A previsão é que os Laboratórios Distritais Sul e Norte retomem a oferta de serviços ainda no mês de abril, o que já vai permitir absorver a demanda de Manaus como um todo, retomando a realização dos exames laboratoriais solicitados nas Unidades de saúde da REDE municipal. Quando houver a retomada dos dois laboratórios distritais em abril, o Laboratório Sul vai oferecer suporte para as Unidades de saúde da zona Leste e o Laboratório Norte vai atender a demanda das zonas Oeste e rural”, afirmou Nagib Neto.

O subsecretário lembrou ainda que a Semsa está em processo para ampliar a realização dos exames laboratoriais nas Unidades Fluviais de saúde e na Maternidade Moura Tapajós, e que todos os serviços dos laboratórios devem retomar o fluxo normal de atendimento até o final do mês de maio.

“A Semsa procura sempre divulgar com antecedência as mudanças no fluxo de atendimento, e apresentação na Assembleia Ordinária do CMS, que acontece mensalmente, é uma oportunidade para explicar de forma mais aprofundada todos os procedimentos que estão sendo realizados, para que os conselheiros compreendam o processo como um todo e ajudem a esclarecer as dúvidas da população”, explicou o subsecretário.

Orientações

Para os usuários das Unidades de saúde que tiverem solicitações de exames, a orientação atual é procurar o posto de atendimento do Sisreg, na própria unidade. As coletas para o diagnóstico de doenças de notificação compulsória, como tuberculose, dengue e hanseníase, continuam a ser feitas em 100 postos de coleta.

A diretora de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico da Semsa, a conselheira de saúde Ângela Loureiro, ressaltou que os conselheiros, entendendo melhor o processo de transição, podem atuar como multiplicadores das informações para orientar melhor a população. “Os usuários que procuram atendimento não estão deixando de ser acolhidos nas Unidades de saúde da REDE municipal. Nesse período de transição, todos estão sendo acolhidos e as demandas inseridas no Sisreg”, garantiu Ângela Loureiro.

— — —
Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Foto – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus é destaque durante 20ª reunião do CMT
Próximo artigo Governo ressalta importância da participação dos municípios nas políticas públicas ambientais

Mais notícias desta categoria

CadÚnico – Prefeitura de Manaus intensifica busca ativa

50 minutos atrás

Educadores representam o Amazonas com projeto inovador de sustentabilidade

54 minutos atrás

Prefeitura entrega ponte mista na comunidade Alfredo Nascimento

1 hora atrás

Prefeitura inicia ciclo de atividade para orientar profissionais de saúde sobre a Doença de Alzheimer

1 hora atrás

Prefeito David Almeida vistoria obras de reforma e ampliação da escola Waldir Garcia no bairro São Geraldo

2 horas atrás

Visa Manaus participa de ‘Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária’

2 horas atrás

Trecho da Coronel Teixeira será alterado para corrida ‘TV Lar 2025’

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus instala novo semáforo para veículos na zona Oeste

3 horas atrás

Prefeitura revitaliza sinalização no centro de Manaus

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta novos tubos para reestruturar rede de drenagem comprometida no bairro Alvorada

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus alcança a marca de 12 ladeiras pavimentadas no ramal Rio Branquinho

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza passeio público na rua Costa Azevedo e garante mais acessibilidade ao centro histórico

21 horas atrás
Prefeitura e Finatec discutem avanços no sistema de drenagem
Prefeitura recebe estudantes do CMPM 7 durante visita à Semulsp
Prefeito vistoria três conjuntos habitacionais na zona Oeste
Prefeitura de Manaus fiscaliza serviços de transporte na avenida Autaz Mirim
Sine Manaus oferta 364 vagas de emprego nesta sexta–feira, 12/9
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?