Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Seminário destaca importância do trabalho interdisciplinar no controle da tuberculose aos profissionais de saúde da prefeitura
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Seminário destaca importância do trabalho interdisciplinar no controle da tuberculose aos profissionais de saúde da prefeitura
Manaus

Seminário destaca importância do trabalho interdisciplinar no controle da tuberculose aos profissionais de saúde da prefeitura

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus participaram nesta quarta-feira, 31/5, do 1º Seminário Multiprofissional em saúde – Importância do trabalho Interdisciplinar Centrado no Cuidado da pessoa com Tuberculose, no auditório do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Centro, zona Sul.

A programação foi organizada com a participação do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, que reúne instituições como a Secretaria Municipal de saúde (Semsa), Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Secretaria de Estado de educação (SEDUC) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), a partir da iniciativa do setor de serviço social da Policlínica Cardoso Fontes, instituição de referência estadual do Programa de Controle da Tuberculose.

Segundo o chefe do Núcleo de Controle de Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Sacramento, que participou do seminário como palestrante, o evento reuniu profissionais dos serviços de saúde envolvidos na execução do Programa de Controle de Tuberculose.

“Como a tuberculose é uma doença multifatorial, exige o envolvimento de uma equipe multidisciplinar no cuidado com o paciente. O seminário tem como objetivo fortalecer a integração das equipes de saúde para o atendimento da pessoa com tuberculose, com o envolvimento de médicos, enfermeiros e dos setores de farmácia, serviço social e psicologia. E essa integração permite que o paciente receba as orientações necessárias e tenha uma melhor adesão ao tratamento, aumentando as chances de cura”, destacou Sacramento.

O seminário foi dividido em dois momentos: o primeiro abordou o cenário epidemiológico e a linha de cuidado na REDE de atenção primária, secundária e terciária no Sistema Único de saúde (SUS); e o segundo momento envolveu a apresentação de experiências dos profissionais de enfermagem, serviço social, psicologia e farmácia, que atuam no Programa de Controle da Tuberculose.

A assistente social Marklize Siqueira, que atua na Policlínica Cardoso Fontes e participou da coordenação do seminário, contou que a programação foi preparada para esclarecer que o controle da tuberculose será possível apenas com um trabalho multiprofissional em saúde que atenda todos pacientes de tuberculose que ingressam na REDE de atendimento.

“A meta do Brasil é erradicar a tuberculose até o ano de 2030, mas só conseguiremos controlar a tuberculose quando existir um trabalho multiprofissional em saúde, em que o paciente na REDE de atendimento vai passar pela consulta médica e de enfermagem, pelo serviço social, psicologia e farmácia. E o seminário é uma oportunidade para trabalhar a educação em saúde e qualificar os profissionais da Atenção Primária, Secundária e Terciária, como forma de fortalecer o Programa de Controle da Tuberculose”, afirmou Marklize Siqueira.

A enfermeira Dinah Cordeiro, técnica do Núcleo de Controle de Tuberculose da Semsa, participou de uma Mesa Temática no seminário para discutir o Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária em saúde.

Destacando as atribuições da enfermagem no controle da tuberculose, a enfermeira citou o trabalho de busca ativa de sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse por duas semanas ou mais); o acompanhamento dos pacientes com a doença; coordenação na busca do paciente faltoso; e a realização do teste de prova Tuberculínica para a investigação da pessoa com tuberculose latente, que ocorre quando a pessoa foi infectada, mas não apresenta manifestação da doença ativa, e para investigação diagnóstica das crianças com tuberculose ou tuberculose latente.

“O seminário aponta a importância da participação de todos os profissionais no controle da tuberculose. É um trabalho de parceria como um Projeto Terapêutico Singular, em que todos os profissionais se reúnem e discutem o acompanhamento do paciente, principalmente quando há questões de vulnerabilidades com risco em relação à adesão ao tratamento. Os profissionais definem metas e responsabilidades para acompanhar o paciente, o que envolve questões clínicas, mas também psicológicas e sociais”, explicou Dinah Cordeiro.

O médico Martin Sanchez, da unidade de saúde da Família – Leste 30 (USF – L 30), no bairro Coroado, zona Leste de Manaus, reforçou também a importância da participação de todos os profissionais da unidade de saúde no cuidado ao paciente com tuberculose.

“Não é necessário apenas o envolvimento do médico ou enfermeiro para o controle da tuberculose, mas também da equipe de recepção na unidade de saúde, que faz o primeiro acolhimento, até o Agente Comunitário de saúde que trabalha mais próximo das famílias nas comunidades. Também é importante a participação da família porque o paciente sintomático respiratório muitas vezes não procura a unidade de saúde e a família não leva para atendimento médico, acham que podem curar a doença com remédios caseiros. Mas, isso é um risco, já que paciente, sem iniciar o tratamento, continua transmitindo a doença para outras pessoas”, alertou Martin Sanchez.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Exposição com apoio da Prefeitura de Manaus enfoca direitos das mulheres e empoderamento feminino
Próximo artigo ‘Câmara Cidadã’ atende mais de 3,2 mil pessoas no primeiro dia de ação

Mais notícias desta categoria

Exposição Les Gens du Nord de Jacques Menassa abre programação cultural de 2026 em Manaus

3 horas atrás

Prefeito de Manaus vistoria a nova sede do Implurb e anuncia inauguração entre 25 e 30 de janeiro de 2026

7 horas atrás

Manaus implanta detectores de eixo e amplia fiscalização eletrônica com 32 novos pontos a partir de 1° de fevereiro

8 horas atrás

Manutenção de drenagem em Manaus inicia 2026 com reparo na rua Waldemar Pereira de Souza

9 horas atrás

Réveillon Manaus 2026 reúne cerca de 278 mil pessoas em festas descentralizadas pela cidade

22 horas atrás

Réveillon Manaus 2026 registra 26 atendimentos em três postos médicos da capital

1 dia atrás

Manaus inicia limpeza pós-Réveillon com cerca de 900 trabalhadores e recolhe 136 toneladas de lixo

1 dia atrás

Réveillon Manaus 2026 atrai cerca de 100 mil pessoas na alameda Alphaville e reúne shows e queima de fogos

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza Réveillon Manaus 2026 na Ponta Negra com programação inclusiva e apoio a artistas locais

2 dias atrás

Réveillon Manaus 2026 reúne milhares na orla do Amarelinho com shows locais e atração nacional Klessinha

2 dias atrás

Réveillon Manaus 2026 é política pública que gera emprego, renda e inclusão cultural na cidade

2 dias atrás

ManausCult consolida política cultural de Manaus em 2025 com mais de 10 mil artistas e ampla programação

2 dias atrás
Guarda Municipal de Manaus localiza adolescente com TEA perdido no centro durante compras de fim de ano
Recapeamento asfáltico em Manaus em 2025 amplia mobilidade e serviços em toda a cidade
Prefeitura de Manaus conclui etapa final do alargamento da ponte na avenida do Turismo com implantação de sarjeta e meio-fio
Prefeitura de Manaus realiza manutenção da rede de drenagem na rua Negreiro Ferreira para evitar alagamentos durante chuvas
Prefeitura de Manaus implanta canaleta na avenida Mário Ypiranga Monteiro para aumentar vazão e proteger geomanta da contenção
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?