Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Seminário debate possível fim do Regime Jurídico Único dos servidores públicos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Seminário debate possível fim do Regime Jurídico Único dos servidores públicos
Nacional

Seminário debate possível fim do Regime Jurídico Único dos servidores públicos

9 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

07/03/2025 – 15:20  

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Decisão do STF permite que governo contrate funcionários pelo regime da CLT

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público promove na próxima terça-feira um seminário para discutir o possível fim do Regime Jurídico Único (RJU) dos servidores públicos. O evento acontecerá às 9 horas no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, e abordará os impactos da decisão sobre a constitucionalidade da Emenda Constitucional 19, de 1998.

Essa emenda, que extinguiu a obrigatoriedade do Regime Jurídico Único (RJU) na administração pública, foi questionada no Supremo Tribunal Federal por meio da  Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2135. A ação pedia que a emenda fosse declarada inconstitucional.

O STF julgou a ADI improcedente em 6 de novembro de 2024, declarando a constitucionalidade da emenda 19. Por essa decisão, os entes federativos podem contratar servidores pelo regime da Consolidação das Leis do trabalho (CLT).

O RJU, criado pela Lei 8.112/90, unificou o vínculo dos servidores públicos civis da UNIÃO sob um estatuto próprio, garantindo estabilidade, isonomia de direitos e maior segurança na administração pública. Antes disso, coexistiam diferentes regimes, como o estatutário e o celetista, o que gerava desigualdades e desafios na gestão de pessoal.

Com a retomada das discussões sobre a EC 19/98 e a ADI 2135, especialistas, parlamentares e representantes do funcionalismo público se reunirão para debater os possíveis cenários e impactos para os servidores e a administração pública. O evento é aberto ao público e promete ser um espaço essencial para compreender as mudanças em debate.

Confira a programação:

9h – Início do Seminário 

PALESTRAS

9h30 – Contexto histórico e desafios do Regime Jurídico Único

Luís Fernando Silva – advogado membro do Coletivo Nacional de Advogados de Entidades do Serviço Público (CNASP), assessor jurídico de entidades sindicais, ex-secretário de recursos humanos do Ministério do Planejamento, pesquisador-colaborador da escola Nacional de saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

10h – A gestão do Estado brasileiro que promove transformações estruturais no desenvolvimento do país

José Celso Cardoso Júnior – secretário de gestão de pessoas no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); formado em economia pela Faculdade de economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com mestrado em Teoria Econômica e doutorado em Desenvolvimento pelo Instituto de economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp).

10h30 – Estado, democracia e serviço público. quais os novos paradigmas?

Adriana Marcolino – diretora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), intgrante do Conselho de Desenvolvimento Sustentável (Conselhão) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

11h – Debate

12h – Encaminhamentos

13h – Encerramento com a unificação de ações em prol do serviço público.

Da Redação/WS
Com informações da Frente Parlamentar

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Unidade de ensino da zona rural de Manaus recebe a 1ª edição do projeto ‘Oca vai à Escola’
Próximo artigo Projeto prevê logística reversa na indústria e no comércio de painéis solares

Mais notícias desta categoria

Entra em vigor lei que garante isenção de taxas para Embrapa

3 horas atrás

Relator apresenta alterações na proposta que reestrutura a segurança pública

4 horas atrás

Motta: instituições brasileiras devem ser mais justas e solidárias

4 horas atrás

Comissão aprova uso de tecnologias avançadas na reabilitação de pessoas com deficiência

4 horas atrás

CCJ rejeita parecer pela manutenção do mandato da deputada Carla Zambelli

7 horas atrás

Comissão de Fiscalização aprova relatório final das atividades de controle em 2025

8 horas atrás

Comissão Mista de Orçamento conclui votação dos 16 relatórios setoriais

9 horas atrás

Saúde tem o maior volume de emendas parlamentares no Orçamento de 2026

9 horas atrás

Comissão aprova novas regras para reembolso a acionistas dissidentes

10 horas atrás

Cancelado debate sobre falta de atendimento especializado a pessoas com epidermólise bolhosa

11 horas atrás

Comissão discute falta de atendimento especializado a pessoas com epidermólise bolhosa

12 horas atrás

Câmara dos Deputados ganha Prêmio Nacional de Transparência Pública; assista

12 horas atrás
Conselho de Ética segue com oitiva de testemunhas sobre ocupação do Plenário
Comissão pode votar nesta quarta relatório sobre regulamentação do trabalho por aplicativo
Redução de penas dos condenados pelo 8 de janeiro representa “virada de página” para o Brasil, diz Motta
Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro
Projeto aprovado determina inclusão do devedor contumaz em cadastro da Receita; saiba mais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?