Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Seminário aborda plano de promoção à saúde a populações expostas a agrotóxicos na Região Metropolitana de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Seminário aborda plano de promoção à saúde a populações expostas a agrotóxicos na Região Metropolitana de Manaus
Governo do Estado

Seminário aborda plano de promoção à saúde a populações expostas a agrotóxicos na Região Metropolitana de Manaus

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 11 de maio de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCPA Vigilância em Saúde Ambiental do Amazonas realiza, de quarta-feira a sexta-feira (11 a 13/05), o Seminário de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos para municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus. O evento ocorre no campus Manaus da Universidade Paulista, na zona centro-sul da capital, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).
Há 11 horas
Por Agência Amazonas

Evento temático integra suporte à municipalização do plano

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCPCom o evento, segundo o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, o objetivo é, por meio de oficinas, que os representantes dos municípios elaborem propostas para compor os planos municipais de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA).

O evento é uma realização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e faz parte do processo permanente de capacitação para apoiar tecnicamente as secretarias municipais de saúde de Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba e Novo Airão.

Durante o ano de 2022, a meta é que a Vigilância de Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos esteja implantada em 11 municípios do Amazonas, segundo informa Nailton Lopes, coordenador do Grupo de Trabalho sobre o tema no Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, GT-Agrotóxicos.

“Cada município participante deve formar um grupo de trabalho. Esse é um produto imediato e uma medida necessária para municipalizar a prevenção de doenças àqueles que estão expostos a agrotóxicos no Amazonas. São ações de prevenção à saúde do trabalhador que possibilitam a detecção e gerenciamento de risco, além de ações de caráter preventivo relacionadas ao uso de agrotóxicos”, afirma Daniel.

A subsecretária municipal de gestão da saúde da Semsa de Manaus, Aldeniza Souza, destaca que o seminário funciona como estratégia fundamental para fomentar a prevenção de doenças, neste caso, causada pelo uso de forma inadequada de agrotóxicos.

“O plano do estado é que, até o fim de 2023, sejam 29 municípios prioritários com esse serviço implantado. Essa estratégia é um componente de saúde dirigida na saúde do trabalhador, tomando o agricultor como esse trabalhador que, eventualmente, pode estar exposto a esse risco de trabalho com agrotóxico e de prejuízo a saúde”, afirma Nailton.

Seminário – O Seminário de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos da Região Metropolitana de Manaus, ocorre até sexta-feira (13/05), no Campus Manaus da Universidade Paulista, na zona centro-sul da capital. A iniciativa integra o suporte técnico à municipalização da VSPEA integrando processo permanente de capacitação das equipes municipais.

“É fundamental qualificar profissionais para elaborar um plano com estratégias sustentáveis, de adoção de boas práticas, para reduzir danos causados pelo uso inadequado e repetitivo do agrotóxico.  Precisamos levar o conhecimento aos produtores, informando que nem sempre reduzir a perda de produção é o mais importante, mas sim a preservação da saúde”, afirma Aldeniza.

Também são parceiros do seminário: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Tags:Estado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoIrandubaManausNovo AirãoRio Preto da EvaWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?