Evento apresentou registros pedagógicos sobre o cotidiano de crianças de 0 a 3 anos.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 28/11, a socialização das Mini-histórias da vida cotidiana em creche no auditório da Semed, na avenida Maceió, zona Centro-Sul. O encontro reuniu assessores e professoras de creches municipais e Centros Municipais de educação infantil (Cmeis) para apresentar registros produzidos ao longo do ano letivo.
Projeto e objetivos
O projeto foi desenvolvido durante todo o ano letivo e visa valorizar e tornar visíveis as aprendizagens de crianças de 0 a 3 anos. As narrativas foram registradas em forma de mini-histórias produzidas pelas professoras e fazem parte do programa Documentando a Pedagogia das Infâncias, coordenado pela Divisão de educação infantil (DEI).
Metodologia e registro
Conforme a organização, as mini-histórias são produzidas a partir da escuta sensível e da observação diária das crianças. Segundo a assessora pedagógica Hávila Matos, os registros se iniciam nas Divisões Distritais Zonais (DDZs) e incluem narrativas curtas acompanhadas de fotos, que documentam momentos significativos do cotidiano.
Declarações da Secretaria e da DEI
O secretário municipal de educação, Júnior Mar, destacou a importância da rotina das crianças como base das narrativas. “A educação infantil exige planejamento, profissionalismo e dedicação. A escuta das crianças é o que dá origem às narrativas pedagógicas. Nosso trabalho é cuidado e compromisso, porque tratamos cada criança como se fosse nosso próprio filho”, afirmou.
A chefe da DEI, Cláudia Magalhães, explicou que todas as creches municipais participaram da ação. “As mini-histórias são produzidas a partir de uma escuta sensível e de um olhar atento ao cotidiano. Elas revelam o trabalho realizado pelas professoras de referência e fazem parte de um processo contínuo desenvolvido pela Gerência de creches”, destacou.
Resultados e participação das famílias
A pedagoga Carla Xavier, do Cmei Dilsen Alves, relatou avanços no desenvolvimento das crianças. “Observamos progressos cognitivos, sociais, emocionais e na linguagem oral. A documentação pedagógica mostrou o protagonismo dos pequenos e a culminância do projeto envolveu também as famílias, que acompanharam de perto todo o processo”, concluiu.
A socialização realizada nesta sexta encerra um ciclo de registros iniciado nas DDZs ao longo do ano e reforça a circulação dos materiais produzidos pelas equipes das creches e Cmeis.
Texto – Alexandre Abreu/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCCcKW
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